Prazo para atualização do Bolsa Família termina dia 31; 37% ainda não fizeram acompanhamento

Mais de 115 mil beneficiários do DF ainda precisam ir à UBS para cumprir as condicionalidades e evitar bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício.

Os beneficiários do Bolsa Família no Distrito Federal têm até o dia 31 deste mês para realizar o acompanhamento obrigatório de saúde nas unidades básicas (UBS). O procedimento é essencial para manter o benefício ativo e garante acesso a serviços destinados a gestantes, mulheres de 14 a 44 anos e crianças menores de sete anos. Quem não comparecer pode ter o benefício bloqueado, suspenso ou até cancelado.

Segundo a Secretaria de Saúde, pouco mais de 195 mil beneficiários já passaram pelo monitoramento — cerca de 63% dos mais de 310 mil esperados. Isso significa que mais de 115 mil pessoas ainda não fizeram o acompanhamento.

Para atualizar as informações, basta ir à UBS mais próxima com o cartão do Bolsa Família ou NIS, documento de identificação com foto, caderneta de vacinação das crianças e cartão da gestante, quando aplicável.

Quem deve cumprir as condicionalidades

No campo da saúde, crianças menores de sete anos precisam estar com o calendário vacinal atualizado, além de passar por acompanhamento nutricional (peso e altura). Gestantes devem manter o pré-natal em dia.

Na educação, crianças e adolescentes beneficiários têm obrigação de frequentar a escola. A frequência mínima mensal é de 60% para crianças de 4 a 6 anos incompletos e 75% para quem tem entre 6 e 18 anos incompletos.

Caso haja motivo para o descumprimento, como doença, a família deve apresentar comprovantes (por exemplo, atestado médico) ou buscar apoio nos serviços sociais para regularizar a situação.

O descumprimento das condicionalidades pode resultar em advertência, bloqueio temporário, suspensão ou cancelamento definitivo do Bolsa Família.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -