Uma policial civil do Distrito Federal flagrou, no último sábado (24), o momento em que uma mulher abandonava três filhotes de cachorro em uma área de mata na região do Taquari, colocando os animais em situação de extremo risco. Diante do flagrante, a agente passou a acompanhar a suspeita e conseguiu detê-la com o apoio de equipes da 2ª Delegacia de Polícia. A mulher foi conduzida à 5ª DP para os procedimentos legais.
No primeiro momento, os filhotes fugiram para dentro da vegetação, o que dificultou o resgate imediato. Pouco depois, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) foi novamente acionada após a policial informar que o esposo da suspeita estava na mata tentando capturar os cães.
A autoridade policial se deslocou até o local e conseguiu resgatar os três filhotes — dois machos e uma fêmea — que já estavam dentro do veículo do marido da mulher responsável pelo abandono. Os animais foram apreendidos e estão sob responsabilidade da DRCA, onde recebem os cuidados necessários. O procedimento será formalmente encaminhado à 2ª DP para apuração no âmbito da DRCA/Cepema.
Abandonar animais é crime de maus-tratos, conforme o artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998. A pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Neste momento, a prioridade é encontrar lar temporário ou adoção responsável para os filhotes resgatados. A Polícia Civil pede que a população ajude na divulgação para que os cães encontrem novas famílias.
