A Justiça do Distrito Federal autorizou a saída temporária de 1.689 custodiados do regime semiaberto a partir da última segunda-feira (22), como parte do nono e último saídão de 2025, tradicionalmente concedido no período do Natal. Do total de beneficiados, 61 são mulheres, liberadas da Penitenciária Feminina do DF.
Os presos que receberam o benefício devem retornar às unidades prisionais até o dia 26 de dezembro. O descumprimento do prazo implica a condição automática de foragido, conforme estabelece a Portaria nº 001/2025 da Vara de Execuções Penais (VEP), que também fixa as regras e obrigações durante o período de saída.
Fiscalização reforçada nas ruas do DF
Com o objetivo de garantir o cumprimento das determinações judiciais e reforçar a segurança da população durante as festas de fim de ano, a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF) deflagrou, na última terça-feira (23), uma operação integrada de fiscalização em diversas regiões do Distrito Federal.
A ação mobilizou 18 equipes fixas, além de três equipes volantes, com apoio de 10 equipes da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE). No total, 120 policiais penais e um cão policial K9 atuaram em 12 cidades do DF.
Como resultado da operação, 12 custodiados foram recolhidos por descumprirem as condições impostas para o benefício da saída temporária.
Mais segurança no período natalino
O diretor de Fiscalização da Polícia Penal, Alexandre Muniz, destacou que a intensificação das ações busca equilibrar o cumprimento da execução penal com a segurança da sociedade.
“A operação deste saídão, próximo ao Natal, teve como objetivo assegurar o cumprimento da execução penal e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança à população do Distrito Federal”, afirmou.
Segundo ele, as fiscalizações continuarão durante todo o período do benefício para prevenir ilícitos e garantir tranquilidade à população.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima
A Polícia Penal do DF reforça que qualquer cidadão pode denunciar, de forma anônima, custodiados que estejam foragidos ou descumprindo as regras do saídão. As informações podem ser repassadas pelo telefone ou WhatsApp (61) 99666-6000.
