A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DRCA), deflagrou na tarde desta quarta-feira (26/11) a Operação LEX ANIMALIA, voltada ao combate ao tráfico e à manutenção ilegal de animais silvestres no DF. A ação ocorreu após indícios de que uma propriedade de luxo no Park Way servia como ponto de cativeiro irregular.
Os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência e foram recebidos por um adolescente de 16 anos. Nos fundos do imóvel, a equipe encontrou um viveiro sujo, sem água, sem alimentos e com claros sinais de negligência. No espaço, foram localizados 12 jabutis e um cágado, todos mantidos em condições irregulares. Um dos animais estava solto em uma área cercada, sem possibilidade de acesso natural da fauna ao ambiente, caracterizando cativeiro ilícito.
Os 13 animais foram apreendidos e encaminhados ao Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS), onde passam por avaliação veterinária. Após reabilitação, eles serão transferidos ao CETAS/IBAMA, responsável pelo processo de reintegração da fauna silvestre ao meio ambiente.
A operação integra o trabalho permanente da DRCA/PCDF no enfrentamento do tráfico de animais e na repressão à exploração ilegal da fauna, crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.
