Uma tarde de tensão e emoção tomou conta da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta sexta-feira (31), quando policiais militares do 6º Batalhão auxiliaram em um parto de emergência em plena via pública.
Os militares perceberam um carro em alta velocidade e buzinando insistentemente. O veículo foi abordado na L2 Norte, na altura da Quadra 601, e os policiais descobriram que a passageira, moradora de Águas Lindas de Goiás, estava em trabalho de parto avançado. O motorista, marido da gestante, estava em completo desespero.
Os PMs rapidamente isolaram o local, prestaram os primeiros socorros e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Enquanto aguardavam as equipes de emergência, os policiais conseguiram parar uma ambulância particular que passava pela via. Os enfermeiros embarcados auxiliaram no parto, que ocorreu dentro do veículo.
Momentos depois, a recém-nascida apresentou complicações: estava cianótica (roxa) e sem respirar. Nesse instante, as equipes do CBMDF e do SAMU chegaram e iniciaram procedimentos de reanimação, utilizando um cilindro de oxigênio. O bebê voltou a respirar e foi estabilizado.
Mãe e filha foram levadas com urgência ao Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), na L2 Sul, e passam bem. O pai entrou em contato com a guarnição para agradecer o atendimento e o profissionalismo dos policiais que, junto aos socorristas, ajudaram a salvar duas vidas.
