Operação Metanol: Vigilância Sanitária apreende 8 mil litros de bebidas irregulares em Planaltina

Durante a Operação Metanol, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal apreendeu, na quinta-feira (16), cerca de 8 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares em uma distribuidora de Planaltina (DF). Os produtos estavam sem identificação do fabricante, número de registro e lote de produção, configurando grave infração sanitária. Essa é a maior apreensão realizada desde o início da intensificação das fiscalizações, no começo de outubro. A ação contou com o apoio de forças da Segurança Pública do DF, incluindo a Polícia Civil e a Polícia Militar.

A ofensiva faz parte de uma série de operações deflagradas após o aumento dos casos de intoxicação por metanol, que já deixaram vítimas fatais em diferentes estados. Somente na quarta-feira (15), foram apreendidos quase 7 mil litros de bebidas, sendo 6 mil litros de cachaça — muitas sem registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e fora das normas de fabricação e distribuição.

A diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, explica que as ações têm caráter preventivo e visam proteger a população:

“Nosso foco é evitar que produtos sem controle cheguem ao consumidor e representem risco à saúde. Estamos atuando de forma rigorosa para proteger a população e responsabilizar quem coloca em risco a segurança sanitária”, afirmou.

Vender bebidas sem procedência é infração sanitária e pode gerar multas entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão, além de processo administrativo e investigação policial. Em caso de suspeita de irregularidades, denúncias podem ser feitas pelo site Participa DF ou pelo telefone 162.

As autoridades alertam que o consumidor deve desconfiar de bebidas com preços muito abaixo do mercado, rótulos mal impressos, lacres violados e aspecto turvo ou com partículas em suspensão.

Nesta sexta-feira (17), o GDF dará destinação ambientalmente correta a mais de 23 mil litros de bebidas irregulares apreendidas ao longo do ano, que serão descartadas no aterro sanitário do SLU, em Samambaia, em operação coordenada pela Secretaria de Saúde. Entre janeiro e setembro de 2025, a pasta realizou 3.706 fiscalizações, resultando em 194 autuações de estabelecimentos.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -