A Operação Boas Festas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou nesta quarta-feira (19) com um reforço expressivo no policiamento viário em todo o Distrito Federal. A ação, que antecede o feriado prolongado e o período de confraternizações de fim de ano, vai até 4 de janeiro de 2026 e tem como principal foco coibir a direção sob influência de álcool.
Ao todo, serão 1.560 ações de fiscalização, distribuídas entre 100 blitzes, 410 patrulhamentos ostensivos com abordagem e 1.050 pontos de demonstração, abrangendo as regiões administrativas com maior circulação de pessoas e maior consumo de bebidas alcoólicas. O objetivo é reduzir riscos de sinistros de trânsito justamente no período em que cresce o número de festas, encontros familiares e eventos noturnos.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, a operação reforça o alerta para comportamentos que colocam vidas em risco. “A gente sabe que, com o aumento das festas, cresce também o consumo de bebidas alcoólicas. Queremos que todos possam celebrar o Natal e o Réveillon sem comprometer a segurança nas vias”, afirmou. Além do combate à alcoolemia, os agentes também vão atuar em outras infrações frequentes, como uso de celular ao volante, condução sem habilitação, falta de cinto de segurança e desrespeito à faixa de pedestres.
Locais e horários
O planejamento da operação mapeou bares, boates, clubes, grandes eventos, restaurantes, shoppings e outros pontos de grande circulação. Os horários também foram definidos com base em dados de flagrantes de alcoolemia e registros de sinistros. Um diferencial desta edição é o reforço das fiscalizações no horário de almoço, quando muitas confraternizações corporativas ocorrem na capital.
A Operação Boas Festas reforça a presença do Detran-DF nas ruas e busca garantir um fim de ano mais seguro para motoristas, pedestres e ciclistas.
