Evento idealizado pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha e parceiros promove inclusão, afeto e novas experiências
O clima natalino tomou conta do Distrito Federal nesta quarta-feira (10), quando cerca de 2 mil crianças do DF e Entorno em situação de vulnerabilidade viveram uma tarde inesquecível na Arena BRB Mané Garrincha. A programação incluiu atividades esportivas, recreação, música, entrega de kits, lanches e, claro, o encontro emocionante com o Papai Noel. A ação integra a campanha Nosso Natal 2025, promovida pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com instituições sociais da região.
Idealizadora da iniciativa, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, destacou a importância de proporcionar experiências transformadoras às crianças.
“Para mim, o que importa é isso. Finalizar o ano deixando essa pitada mesmo de esperança e felicidade na vida dessas crianças, mostrando para elas que as lutas e as dificuldades fazem parte da vida, mas o que marca mesmo a nossa caminhada são as pequenas realizações, e que é possível sonhar e realizar os nossos sonhos”, afirmou.
‘Quando o coração entra em jogo, todo mundo vence’
A ação, batizada de Operação Natal em Campo, nasceu do compromisso de Mayara em parceria com Cíntia Ramos, mãe do jogador brasiliense Endrick, além de outros colaboradores. O objetivo é promover acolhimento e ampliar horizontes por meio do esporte, cultura e experiências afetivas.

Emocionada, Cíntia relembrou sua história no estádio onde trabalhou durante a gravidez do jogador.
“Está sendo muito gratificante, porque eu trabalhava neste estádio quando estava grávida dele e a história dele começou no Valparaíso de Goiás, aos 4 anos. Tenho muita gratidão por ele estar proporcionando esse momento, porque juntos podemos ajudar a mudar a vida do próximo”, disse, às lágrimas.
Tarde de diversão, inclusão e encantamento
Das 14h às 18h, as crianças participaram de atividades no gramado e na área externa da Arena BRB Mané Garrincha. Houve circuito esportivo, entrega de medalhas, brincadeiras, ações educativas, distribuição de kits, lanche, show do grupo Nossa Cor, participação da banda Menos é Mais e a tão aguardada chegada do Papai Noel.
Para muitas delas, foi a realização de um sonho.
“Conhecer o estádio e jogar neste campo é um sonho que está se realizando”, contou João Vinicius Marques, 10 anos, morador de Ceilândia.
Erick Rafael Almeida, também de 10 anos e morador de Samambaia, comemorou: “Estou achando muito legal o dia de hoje. Estou muito grato e feliz. Obrigado a quem fez isso para a gente”.

Nosso Natal: política pública estruturada
O Nosso Natal integra o calendário oficial do GDF desde o Decreto nº 46.115/2024, que estabelece ações natalinas focadas em saúde, educação, bem-estar, cultura, lazer, desenvolvimento social e esporte voltadas a pessoas em vulnerabilidade. A campanha também está vinculada a outras iniciativas sociais, como Agasalho Solidário, Vem Brincar Comigo e Solidariedade Salva.
Além das ações sociais, o Nosso Natal oferece estrutura cenográfica gratuita na Esplanada dos Ministérios, com 64.590 m² que incluem:
-
árvore principal;
-
Vila dos Doces e Vila dos Elfos;
-
praça de alimentação;
-
teatro infantil e oficinas criativas;
-
pista de gelo, roda-gigante e carrossel;
-
Casa do Papai Noel;
-
palco principal com 800 m².
A visitação ocorre diariamente das 17h às 23h, com pausa em 24 e 31 de dezembro. O espaço é totalmente acessível, com intérpretes de Libras, cabine adaptada na roda-gigante, monitores treinados e acessibilidade universal. Em caso de chuva, há pausas obrigatórias para segurança.
Ceia natalina a R$ 1 nos restaurantes comunitários
Outra ação da campanha será a ceia especial de Natal nos restaurantes comunitários do DF, marcada para 17 de dezembro. Ao custo social de R$ 1, a população terá acesso a pratos típicos, atrações culturais e distribuição de brinquedos.
