Governador serviu refeições, confraternizou com famílias e reforçou ação social do GDF
O clima de Natal tomou conta do Restaurante Comunitário do Sol Nascente nesta quarta-feira (17) com mais uma edição da campanha Nosso Natal, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) que ofereceu um almoço natalino completo pelo valor simbólico de R$ 1 às famílias em situação de vulnerabilidade social. A programação contou ainda com atrações culturais e momentos de confraternização entre a comunidade e representantes do governo.
O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha, participaram da ação, servindo as refeições e conversando com os frequentadores do restaurante. O cardápio especial incluiu pernil suíno assado ao molho Califórnia, com opção de coxa e sobrecoxa ao molho de ervas, além de arroz, feijão carioca, farofa natalina, salada tropical e sobremesa, acompanhados de suco natural.
União e presença do Estado
Ao comentar a iniciativa, o governador Ibaneis Rocha destacou o caráter humano e integrador da ação. “Esse é um momento de integração, não só com a sociedade, com aqueles que mais precisam, mas também com os servidores do GDF, que fazem questão de estar presentes, servindo essa ceia natalina com dedicação, sabendo que é um momento para transmitir amor e carinho”, afirmou.
Criada em 2019, a campanha Nosso Natal faz parte do calendário oficial de ações sociais do GDF no fim de ano. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a expectativa é que os restaurantes comunitários de maior movimento sirvam cerca de 5 mil refeições cada, ultrapassando a marca de 50 mil refeições em todo o Distrito Federal durante a programação.
Ceia, dignidade e acolhimento
Além de ajudar a servir as refeições, a primeira-dama Mayara Noronha Rocha também distribuiu presentes para as crianças atendidas no local. Para ela, a ação tem um significado especial. “Muitas famílias no Distrito Federal não têm com quem passar o Natal ou enfrentam dificuldades para montar uma ceia; por isso, nos reunimos para realizar a maior ceia natalina social da América Latina, ao mesmo tempo, em todos os restaurantes comunitários”, ressaltou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, reforçou o impacto da iniciativa. “No ano passado, foram mais de 50 mil refeições no mesmo dia do Nosso Natal. Isso só é possível com uma equipe integrada e um governo que abraça a causa social”, afirmou.
Importância no dia a dia da comunidade
Moradores do Sol Nascente lotaram o restaurante para participar do almoço especial. A auxiliar Maria Laura Silva, de 67 anos, que frequenta o local quase diariamente, comemorou o cardápio diferenciado. “Estava uma delícia, tinha pernil e frango assado”, contou.
Já o motoboy Francisco Fernandes, de 43 anos, destacou a importância do restaurante comunitário em sua rotina. “É muito barato e sobra um dinheiro que eu uso para complementar as despesas. Hoje o almoço estava muito bom”, disse.
O evento contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Governo, Secretaria de Comunicação, Casa Militar, Consultoria Jurídica e da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol.
