Os moradores de Ceilândia passam a contar com um reforço importante na rede pública de saúde. A governadora Celina Leão entregou, neste domingo (28), um novo tomógrafo computadorizado de última geração ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). O equipamento, avaliado em R$ 2,21 milhões, deve ampliar a capacidade de atendimento da unidade, reduzir o tempo de espera por exames e garantir diagnósticos mais rápidos e precisos.
A expectativa da Secretaria de Saúde é que o novo aparelho beneficie cerca de 4 mil pacientes por mês, com capacidade para realizar até 16 mil exames mensais, atendendo casos de urgência e emergência, demandas ambulatoriais e procedimentos cardiovasculares de maior complexidade.
Durante a entrega, a governadora Celina Leão afirmou que a instalação do tomógrafo faz parte da estratégia do Governo do Distrito Federal (GDF) para equipar a rede pública de saúde.
“Nós determinamos que todos os hospitais tivessem um tomógrafo funcionando. Isso vai reduzir o transporte de pacientes para outras unidades, agilizar os laudos e melhorar o atendimento e o giro de leitos. Vamos entregar equipamentos em oito hospitais, além de investir em reformas e no reforço das equipes de saúde”, destacou.
Tecnologia reduz tempo dos exames
O Hospital Regional de Ceilândia já oferecia o serviço de tomografia, mas utilizava um equipamento antigo, que atendia cerca de 3 mil pacientes por mês.
- PMDF detém homem por dano ao patrimônio público em agência bancária de Taguatinga
- PMDF intensifica policiamento com uso de drone e aumenta capacidade de resposta na Ceilândia
- PMDF apreende oito aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro durante fiscalização ambiental em Sobradinho
- Detran-DF fecha unidades na segunda (29), mas mantém serviços digitais
- 256 famílias recebem apartamentos no Itapoã Parque em entrega de R$ 42,4 milhões do GDF
O novo aparelho, modelo GE Revolution Ascend, utiliza tecnologia de inteligência artificial para produzir imagens de alta resolução em poucos segundos. Em muitos casos, um exame de corpo inteiro pode ser realizado em menos de 15 segundos, com menor exposição do paciente à radiação.
Além da qualidade das imagens, o equipamento aumenta a produtividade da unidade, permitindo a realização de três a cinco exames de rotina por hora, o que deve acelerar o diagnóstico e o início dos tratamentos.
Sala passou por reforma
Para receber o novo tomógrafo, a sala onde o equipamento foi instalado passou por uma reforma completa. Foram investidos mais de R$ 375 mil em adequações estruturais, incluindo a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado para atender às exigências técnicas de funcionamento da máquina.
Segundo o secretário de Saúde, Juracy, a modernização também resolve um problema enfrentado pela unidade com o antigo equipamento, que apresentava falhas frequentes e demandava manutenção constante.
“O novo tomógrafo amplia a quantidade de exames realizados, melhora a qualidade das imagens e reduz as interrupções provocadas por manutenção. Isso significa mais agilidade e evita que pacientes precisem ser transferidos para outras unidades apenas para fazer uma tomografia”, afirmou.
Expansão da rede
O tomógrafo entregue ao Hospital Regional de Ceilândia faz parte do processo de modernização da rede pública de saúde do Distrito Federal. Outras unidades, como o Hospital Regional de Planaltina e o Hospital de Base, também já receberam equipamentos semelhantes, dentro da estratégia do GDF de ampliar o acesso da população a exames de imagem com tecnologia de última geração.
