Neste sábado (17), das 10h às 16h, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) realiza uma feira de adoção de cães no Setor Noroeste, em Brasília. Mais de 60 animais resgatados de situação de abandono ou maus-tratos aguardam por uma nova família e um lar cheio de afeto.
Os cães disponíveis — entre adultos e filhotes — passaram por exames e cuidados veterinários. Os adultos estão castrados, vacinados contra raiva, vermifugados, livres de parasitas e testados para leishmaniose. Já os filhotes, como os simpáticos Fiapo e Farelo, de apenas um mês, receberam a primeira dose da vacina V8, que protege contra doenças graves.
Todos foram retirados de condições precárias por meio de decisão judicial e agora aguardam adoção responsável. Na entrada da feira, os visitantes recebem orientação da equipe técnica, que realiza uma verdadeira “visita guiada” e ajuda a encontrar o animal que melhor combina com o perfil da família.
“A adoção é um ato de amor, mas também de compromisso. Muitos desses animais já passaram por sofrimento e agora precisam de cuidado, carinho e estabilidade”, afirma a veterinária Aline Zorzan, da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz).
Entre os animais disponíveis estão a Xuxa, de 4 anos, que ama companhia e carinho na barriga; a ativa Cindy, de 2 anos, que adora correr; e o extrovertido Cleitinho, um caramelo alegre e sociáve
Como adotar
Para adotar, é preciso:
-
Ter mais de 18 anos
-
Apresentar documento de identidade
-
Assinar o termo de posse responsável
-
Levar guia com coleira ou caixa de transporte
Quem não puder adotar de forma definitiva, pode se cadastrar como lar temporário. Também é possível ajudar com doações de ração, cobertores, casinhas e papelão, entregues diretamente no Centro de Zoonoses, no Noroeste (Trecho 2), ao lado do Hospital da Criança de Brasília.
A visita aos animais pode ser feita durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Feira de adoção
-
Quando: Sábado, 17 de maio
-
Horário: 10h às 16h
-
Local: Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) – SHCNW Trecho 02, Lote 4, Via de acesso ao Hospital da Criança de Brasília
