A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) desmontou, nesta sexta-feira (14), uma tentativa de parcelamento irregular em área pública dentro da APA da Bacia do Rio São Bartolomeu, em Planaltina. O grupo já havia iniciado cercamento, desmatamento e até a abertura de ruas com brita para criar lotes clandestinos — todos fora de qualquer área com possibilidade de regularização.
A ação frustrou o início do condomínio irregular, que já contava com muro frontal, portão, cercas laterais e três lotes previamente demarcados. Segundo a pasta, a área é pública, não integra nenhuma poligonal de regularização e vinha sendo ocupada rapidamente desde 2025, conforme mostram imagens de satélite.
Durante a operação, foram removidos cerca de 250 metros de arame e estacas, 180 metros de muro de alvenaria e um portão de entrada. O ponto foi incluído no cronograma após a identificação do desmatamento recente e da execução de arruamentos clandestinos.
A DF Legal reforça que parcelar, vender ou ocupar área pública sem autorização é crime e que operações de combate à grilagem seguem sendo intensificadas em todo o Distrito Federal.
Leia também:
Vai de Graça: GDF anuncia transporte gratuito nas festas de fim de ano
