Crédito rural e cooperativismo impulsionam cultivo de morango no DF

O casal Leonice e Arnaldo Mendes, moradores da comunidade Lagoinha, em Planaltina, encontrou na agricultura familiar uma nova oportunidade de vida após o fechamento da gráfica que mantinham durante a pandemia.

Com apoio da Emater-DF e acesso ao microcrédito do programa Prospera, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), eles transformaram a propriedade em referência no cultivo de morango e na geração de empregos locais.

A trajetória começou com o plantio de hortaliças, mas foi no cultivo de morangos que o casal conquistou destaque. Inicialmente, arriscaram-se com 10 mil mudas e, hoje, fornecem tanto para cooperativas quanto para supermercados, competindo com grandes produtores.

O acesso à irrigação pelo canal da Lagoinha e os cursos de capacitação oferecidos pela Emater-DF também foram fundamentais para o crescimento do negócio.

Além de garantir renda para a família, a produção de morangos gerou postos de trabalho para moradores da região, especialmente mulheres envolvidas na seleção e embalagem da fruta.

Para o casal, o cooperativismo e a assistência técnica são pilares para expandir de forma estruturada, fortalecendo a agricultura familiar e impulsionando o desenvolvimento comunitário.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -