A capital do país está prestes a completar 65 anos, e o Governo do Distrito Federal (GDF) preparou uma comemoração que vai além da tradicional festa de comemoração. De 13 a 21 de abril, a cidade será palco de shows, desfiles cívicos, exposições, atividades esportivas e, também, ações de proteção social, inclusão e defesa de direitos humanos.
A tradicional festa na Esplanada dos Ministérios terá atrações culturais gratuitas e o Desfile Cívico-Militar, um dos pontos altos do 21 de abril. Mas a celebração se espalha por vários pontos do DF — incluindo a Torre de TV, Museu Nacional, Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), Regiões Administrativas e escolas da rede pública.
Além da programação cultural, o GDF promove uma grande mobilização social. A Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes está nas ruas com uma força-tarefa para combater o trabalho infantil e a violência sexual, com distribuição de materiais informativos na Rodoviária do Plano, Setor Comercial Sul, Conic e outros pontos de grande circulação. Também está em evidência o trabalho do Centro 18 de Maio, referência no acolhimento de vítimas de violência sexual, e a divulgação de canais como o Disque 100 e o 125 (Cisdeca).
Outra frente é o Programa de Letramento Racial, da Subsecretaria de Direitos Humanos, que vai expandir suas atividades de formação para combater o racismo estrutural e promover equidade nas escolas públicas, começando pelo CED 04 do Guará.
A Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav) também participa da celebração com ações do protocolo Por Todas Elas, que capacita funcionários de bares e restaurantes a agirem em casos de violência contra a mulher. O treinamento já passou pelo Mané Mercado e segue por outros espaços de lazer do DF ao longo do mês.
Repórter Capital com informações da Agência Brasília
Foto: Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
