O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) abriu cadastro para seleção de novas famílias socializadoras do Projeto Cães nas Escolas de Gestão Compartilhada, iniciativa que treina cães de assistência para oferecer suporte terapêutico e mais autonomia a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência visual.
As famílias selecionadas acolhem os filhotes durante o processo de treinamento, desempenhando um trabalho voluntário fundamental: alimentação, segurança, rotina de passeios, socialização e apoio aos exercícios definidos pela equipe do Centro de Treinamento de Cães do CBMDF. Após esse período, os animais são entregues aos tutores que realmente precisam do suporte.
Golden Tom e Bento já foram entregues; novas famílias serão escolhidas
Nesta etapa, o CBMDF comemora a entrega de Tom e Bento, dois Golden Retriever que passaram por todo o processo de socialização em lares selecionados e agora, no dia 17 de dezembro, seguirão para auxiliar dois novos tutores com deficiência visual.
Além disso, nasceram recentemente três filhotes da raça labrador, filhos da cadela Mila. Esses cães serão acolhidos por três novas famílias socializadoras escolhidas a partir dos cadastros recebidos.
As famílias voluntárias precisam residir no Distrito Federal. Já o cadastro de tutores — crianças com TEA ou pessoas com deficiência visual — é realizado em âmbito nacional.
O objetivo é formar um vínculo de cooperação entre cão e tutor, garantindo mais autonomia, acolhimento e qualidade de vida para quem recebe o animal.
O cadastro para famílias interessadas está disponível no site:
https://www.cbm.df.gov.br/apros/caesnaescoladegestaocompartilhada/
