A implementação da gratuidade no transporte público no Distrito Federal aos domingos e feriados foi um dos destaques do Carnaval 2025. Batizado de “Vai de Graça” o programa do Governo do Distrito Federal resultou em um expressivo aumento na demanda no período, dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) apontam que muitas pessoas utilizaram do serviço de transporte gratuito para se deslocar durante os dias de folia, comprovando o impacto significativo do programa na mobilidade urbana.
Os números indicam que a população respondeu positivamente à medida. Na segunda-feira de Carnaval, houve um crescimento de 57,2% no uso do transporte público em relação ao mesmo dia do ano passado. Em 2024, foram 489.943 acessos a ônibus e metrô, enquanto em 2025 esse número saltou para 770.364.
O crescimento no uso do transporte foi particularmente expressivo nas áreas periféricas do Distrito Federal, onde o peso da tarifa no orçamento familiar é mais sentido. O governo precisou reforçar a frota de ônibus para atender à alta demanda. Na segunda-feira (3), 2.821 veículos operaram com a mesma programação de um dia útil, evitando superlotação. Para a Semob, a operação foi um sucesso, ainda que tenha sido necessário ajustar algumas linhas para atender a demanda extra.
Um passo para a gratuidade total dos serviços
O sucesso do “Vai de Graça” já levanta questionamentos sobre o futuro da política tarifária do transporte público no Distrito Federal. A gratuidade permanente aos domingos e feriados é um passo inicial, mas a recepção calorosa da medida pode abrir espaço para debates sobre a expansão do programa para outros dias ou mesmo sobre novas políticas de subsídio ao transporte.
Os benefícios vão além da economia direta. A medida possibilitou que as pessoas pudessem aproveitar a cidade de forma mais ampla, indo ao trabalho, passeando com a família ou simplesmente se deslocando com mais facilidade. Em um cenário onde o alto custo do transporte é um entrave para muitos, medidas como essa mostram como a mobilidade pode ser um agente de inclusão e qualidade de vida.
A continuidade e possíveis ampliações do “Vai de Graça” dependerão da viabilidade orçamentária e da capacidade de gestão do sistema de transporte público. Mas, se os primeiros dias do programa servem de indicativo, o impacto positivo já é inegável.
Ana Paula Alves
Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília