Ponte JK entra em obras a partir de abril

A Ponte Juscelino Kubitschek (Ponte JK) passará por reformas a partir de abril, segundo previsão da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A obra, que visa à revitalização da edificação, terá como primeira etapa a troca das juntas de dilatação, importadas da Europa e que tem a chegada prevista para março. Esses componentes, são essenciais para a preservação e segurança da estrutura da ponte.

O investimento inicial para esta fase da reforma será de aproximadamente R$ 630 mil. A Novacap, por meio de uma equipe de especialistas, fez uma visita à cidade de Ossona, na Itália, nas últimas semanas, e acompanhou a produção dessas juntas. O diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies, participou da missão e destacou a importância dessa visita técnica. “Estivemos na fábrica da Agom, produtora das peças, para conhecer o processo de fabricação e também para discutir novos métodos usados mundialmente na engenharia de pontes e viadutos”, explicou.

A segunda etapa das obras envolverá a inspeção e recuperação das fundações e blocos da ponte, além da substituição dos calços e cabos dos estais, componentes essenciais para a sustentação da estrutura.

Licitação em processo de adequação

A licitação para a segunda etapa da reforma já estava em andamento, mas, durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (17), técnicos do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e da Novacap discutiram exigências e questionamentos sobre o processo licitatório. Após o encontro, ficou decidido que o edital será ajustado para atender às solicitações feitas pelo TCDF, com a elaboração de um novo edital.

Apesar das mudanças, Carlos Spies garantiu que os ajustes no processo licitatório não comprometerão o início das obras. “Estamos alinhados com o Tribunal para readequar as solicitações; o importante é que esse procedimento não compromete o início dos trabalhos”, afirmou.

A revitalização da Ponte JK é aguardada com grande expectativa pelo motoristas, além de ser um dos principais pontos turísticos de Brasília, é uma importante via de acesso para o tráfego diário da cidade.

Redação: Repórter Capital com informações da SEGOV

Imagem: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -