Ana Paula Alves
Três deputados distritais foram autorizados pela Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a participar de compromissos oficiais no exterior ao longo de 2025. As autorizações constam no Diário da CLDF publicado nesta segunda-feira (19) e envolvem visitas técnicas e participação em eventos internacionais com custos cobertos pelo Legislativo, incluindo passagens aéreas, diárias e seguro viagem.
Robério Negreiros em visita técnica na Holanda
Entre os dias 1º e 10 de outubro, o deputado Robério Negreiros (PSD) participará de uma visita técnica à empresa RanMarine Technology, em Roterdã, na Holanda. O parlamentar terá direito a nove diárias e meia, além de manter integralmente o seu subsídio durante o período. A empresa holandesa é conhecida por desenvolver tecnologias voltadas à limpeza e monitoramento de ambientes aquáticos.
Martins Machado e assessor em evento nos EUA
Já o deputado Martins Machado (Republicanos) e seu assessor, Daniel Figueiredo Pinheiro, foram autorizados a participar do Pan-American Freedom Forum – 2025, que ocorrerá entre os dias 2 e 8 de junho, em Orlando, nos Estados Unidos. Ambos terão as passagens, o seguro internacional e seis diárias e meia pagos com recursos da CLDF. O evento reúne lideranças de diversos países para debater temas como liberdade econômica, religiosa e de expressão.
Roriz Neto participará de evento religioso no Vaticano
Entre os dias 18 e 24 de junho, o deputado Joaquim Roriz Neto (PL) estará no Vaticano, onde participará do Jubileu dos Governantes, evento que reúne autoridades públicas de diferentes partes do mundo em uma programação com enfoque espiritual e de reflexão sobre liderança. A viagem também será bancada pela CLDF, com seis diárias e meia, passagens e seguro inclusos.
Critérios e previsão regimental
As autorizações seguem o que determina o Ato da Mesa nº 73/2024, que regulamenta a concessão de licenças e pagamento de despesas com deslocamentos internacionais para fins institucionais. O normativo também permite flexibilização no início ou término das viagens, caso os horários dos voos exijam ajuste no afastamento.
Embora previstas no regimento e relacionadas a temas institucionais, as viagens de parlamentares para compromissos fora do país geralmente reacendem o debate sobre o uso de recursos públicos, especialmente quando não há divulgação clara dos objetivos e resultados esperados. A expectativa é que essas experiências contribuam, de fato, com o aprimoramento das ações legislativas em benefício da população do Distrito Federal.