Cidadania e futebol: Câmara do DF quer homenagear Vanderlei Luxemburgo

O lendário técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo poderá receber o título de Cidadão Honorário de Brasília. A homenagem está prevista em um projeto de decreto legislativo apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pelos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz (MDB).

A proposta reconhece o legado esportivo e social de Luxemburgo, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, que também é formado em educação física e acumula títulos como jogador, técnico e professor. O texto destaca sua trajetória vitoriosa à frente de clubes como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético, Fluminense, Vasco e até o Real Madrid, além da Seleção Brasileira. Luxemburgo é o treinador com mais títulos do Campeonato Brasileiro (cinco conquistas) e o maior campeão de estaduais do país, com 14 troféus.

O projeto também ressalta sua contribuição para a “escola brasileira de futebol”, caracterizada pela liberdade criativa dos jogadores, e seu envolvimento em causas sociais. Em 2011, ele recebeu da Academia Brasileira de Letras a Medalha Machado de Assis, e, em 2018, lançou um canal no YouTube com análises e entrevistas sobre o mundo esportivo. Atualmente, participa do programa Galvão e Amigos, apresentado por Galvão Bueno, na Band.

Troca de vídeos e camisa do Botafogo

Antes mesmo da votação da homenagem, Luxemburgo protagonizou um momento de descontração e amizade com o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz. Em vídeo publicado nas redes sociais, o treinador enviou uma camisa autografada do Botafogo — clube em que encerrou a carreira de jogador, em 1979 — entregue pessoalmente pelo filho do parlamentar, Bruno.

“Estou aqui com o Bruno, filho do Wellington Luiz. Vou dar um abraço para você. Eu encerrei minha carreira no Botafogo em 1979. Então eu tenho um catinho muito grande pelo Botafogo”, disse Luxemburgo na gravação.

Em resposta, o presidente da CLDF agradeceu o gesto e retribuiu os elogios: “Obrigado, Bruno. Obrigado, professor Luxemburgo, que mandou essa lembrança em meu nome. Quero agradecer e parabenizar tudo o que você fez pelo futebol. Você é uma referência para todos nós. Fica aqui o convite para vir a Brasília conhecer a nossa Câmara Legislativa. Eu e meus colegas te receberemos com o maior carinho”, afirmou Wellington Luiz.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -