Receita libera nesta sexta consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2025, o maior da história

A Receita Federal libera, nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O lote contempla também restituições residuais de anos anteriores e traz uma marca histórica: será o maior já pago desde que o IR existe no Brasil.

O pagamento das restituições — que somam impressionantes R$ 11 bilhões — será feito no próximo dia 30 de maio, contemplando 6.257.108 contribuintes.

Do total, cerca de R$ 7,8 bilhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, como:

  • Idosos acima de 80 anos (240.081 pessoas);

  • Idosos entre 60 e 79 anos (2.346.445 pessoas);

  • Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave (199.338);

  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério (1.096.168).

Outros 2.375.076 contribuintes também receberão no primeiro lote por terem utilizado declaração pré-preenchida e optado por receber via PIX, mesmo sem prioridade legal — uma inovação que agiliza a restituição para quem usa recursos digitais com segurança e praticidade.

Como consultar

Para saber se terá valor a receber, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar diretamente pelo aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones.

No portal, há duas opções de consulta: simplificada ou completa, via extrato no e-CAC. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora.

Segurança e reagendamento

As restituições são feitas exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários, a Receita bloqueia o pagamento automaticamente para evitar fraudes.

Se o crédito não for efetivado, o valor pode ser reagendado junto ao Banco do Brasil, no prazo de até um ano, por meio do site bb.com.br/irpf ou pelos telefones:

  • Capitais: 4004-0001

  • Demais localidades: 0800-729-0001

  • Atendimento para deficientes auditivos: 0800-729-0088

Para reagendar, o contribuinte precisará informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.

Caso o valor não seja resgatado em até um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Repórter Capital

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -