A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a Operação Nacional de Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ao longo das rodovias federais.
A ação faz parte do Projeto Mapear, iniciativa estratégica da PRF que percorre toda a malha viária do país para identificar locais de aglomeração de pessoas e ambientes que possam favorecer a prática desse tipo de crime.
De acordo com a metodologia desenvolvida pela instituição, cada ponto levantado será classificado em quatro níveis de risco: baixo, médio, alto ou crítico. Esse diagnóstico permite direcionar políticas públicas, intensificar a fiscalização e articular o trabalho com órgãos de proteção e garantia de direitos.
Com caráter preventivo, o Projeto Mapear busca evitar que a exploração sexual de crianças e adolescentes aconteça, garantindo mais segurança à infância e à juventude.
Segundo a PRF, a operação reforça o compromisso da corporação com a defesa da vida, a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.