Às vésperas do amistoso contra o Japão, o técnico Carlo Ancelotti reforçou que a Seleção Brasileira ainda está em fase de testes e ajustes. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13), no Estádio de Tóquio, o treinador destacou que não há um time titular definido e que o momento é de fomentar a competitividade entre os jogadores, buscando equilíbrio e versatilidade tática.
“Os jogadores que estão aqui estão com motivação e têm que pensar que podem jogar. Um pouco de concorrência no time é bom para a motivação de cada jogador. Ter um time bem definido para a Copa do Mundo é importante, claro, mas agora é hora de avaliar como trabalhamos com diferentes sistemas”, afirmou Ancelotti.
O italiano ressaltou que a Seleção precisa dominar mais de um estilo de jogo para aproveitar melhor o talento individual do elenco. “O time não pode jogar só de uma maneira. Temos a qualidade individual para adaptar o jogo a diferentes sistemas”, completou.
Ao falar sobre o “Jogo Bonito”, conceito historicamente associado ao futebol brasileiro, o técnico destacou que ele vai além da técnica e da criatividade com a bola. “O futebol bonito é a qualidade individual que todo jogador do Brasil tem, mas também o compromisso coletivo. Jogo bonito não é só com bola, é também sem a bola, porque isso é fundamental no futebol moderno”, explicou.
O confronto contra os japoneses será o sexto de Ancelotti no comando da Seleção. Na última partida, o Brasil goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, em um desempenho elogiado pelo treinador. “Buscamos equilíbrio. O compromisso e a atitude de vencer são a base. O sacrifício e o comprometimento do time contra a Coreia foram muito bons, e também conseguimos jogar bem com a bola”, finalizou.
Brasil e Japão se enfrentam nesta terça-feira (14), às 7h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo, SporTV, GE TV e Globoplay.