A regionalização da saúde em Goiás avançou com a aprovação de medidas voltadas à ampliação da assistência especializada e ao fortalecimento da rede pública em diferentes regiões do estado. As pactuações foram definidas durante a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2026, realizada nesta quinta-feira (18/06).
Entre os principais encaminhamentos estão a adesão de novos municípios ao Programa Agora Tem Especialista (PATE), a aprovação de habilitações de leitos e serviços especializados e medidas voltadas ao fortalecimento da assistência oncológica.
Um dos destaques da reunião foi a ampliação da adesão de municípios ao Programa Agora Tem Especialista (PATE), iniciativa voltada à ampliação do acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados.
Agora Tem Especialista: Goiás já realizou mais de 5 mil procedimentos
Foram pactuadas novas ofertas de cuidado integrado em Águas Lindas de Goiás, Mineiros, Morrinhos, Edéia, Pontalina, Caiapônia, Serranópolis e Araçu.
- Casas a custo zero em Porangatu beneficiam 48 famílias
- Fiscalização interdita mercados clandestinos de combustíveis em Anápolis e Senador Canedo
- Maioria dos pacientes que utilizam medicamentos à base de cannabis pratica musculação
- Semana Mundial da Alergia destaca a importância da prevenção e do diagnóstico
- Cacique Raoni apresenta boa evolução clínica após cirurgia em UTI
As especialidades contempladas incluem:
Cardiologia;
Ortopedia;
Oftalmologia;
Otorrinolaringologia;
Saúde da mulher;
Avaliação de risco cirúrgico.
A proposta é ampliar a oferta desses atendimentos nas regiões participantes do programa.
A reunião também aprovou a habilitação de oito novos leitos de UTI Adulto Tipo II no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. Outro encaminhamento foi a pactuação da alteração da habilitação da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis para inclusão do serviço de radioterapia, medida que busca fortalecer a assistência aos pacientes com câncer na região.
Também foi aprovada a habilitação da Equipe Assistencial de Cuidados Paliativos vinculada ao Hospital do Câncer de Rio Verde.
Outro ponto pactuado foi a utilização da Unidade Móvel do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que deverá percorrer municípios goianos levando ações de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer.
Durante a reunião, foram aprovadas ainda habilitações de leitos, serviços especializados e adequações de redes assistenciais em diferentes municípios.
As pactuações também contemplaram ações de vigilância sanitária, vigilância ambiental e saúde do trabalhador, além da solicitação de recomposição de teto financeiro para o município de Itaberaí.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou que os encaminhamentos reforçam o trabalho conjunto entre Estado e municípios para ampliar o acesso aos serviços especializados.
“Estamos fortalecendo uma rede cada vez mais regionalizada, resolutiva e próxima da população. Nosso objetivo é garantir que os goianos tenham acesso a serviços de qualidade, independentemente da região onde vivem, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o SUS em todo o Estado”, afirmou.
Durante os informes, a SES-GO apresentou aos gestores municipais ações estratégicas em andamento na área da saúde.
Entre elas estão:
Política Estadual de Saúde das Mamas – Goiás Todo Rosa;
Aplicativo Rede Nascer em Goiás;
Calculadora de Estratificação de Risco Gestacional;
Seminário Estadual de Atenção Primária à Saúde;
Curso de Qualificação para profissionais da Atenção Primária no sistema e-SUS APS;
I Congresso de Regionalização da SES-GO.
Ao comentar o aplicativo Rede Nascer em Goiás, Rasível Santos destacou a adesão inicial à ferramenta voltada ao acompanhamento de gestantes e puérperas.
“Já alcançamos a marca de mil gestantes cadastradas em poucos dias. É uma ferramenta que aproxima os serviços de saúde das mulheres, fortalece o cuidado materno-infantil e contribui para uma assistência mais qualificada. Por isso, contamos com o apoio dos municípios para ampliar ainda mais esse alcance”, ressaltou.
Rede Nascer: Novo aplicativo acompanha saúde de gestantes e bebês
A programação também incluiu informes sobre o Webinar de Fiscalização e Licenciamento em Serviços de Saúde de Baixa Complexidade, o X Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e o 10º Seminário de Saúde Pública e Trânsito.
As pactuações aprovadas durante a reunião estabelecem novos encaminhamentos para a ampliação da assistência especializada e o fortalecimento da regionalização da saúde em Goiás.
Goiás Todo Rosa amplia combate ao câncer de mama em parceria com municípios
Fonte: Agência Goiás de Notícias
