Vila Isabel quita dívida histórica com Heitor dos Prazeres para o Carnaval 2026

A Unidos de Vila Isabel anunciará uma homenagem inédita a Heitor dos Prazeres no Carnaval de 2026, com o enredo "Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África". O desfile na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, marcará o reconhecimento de um dos maiores multiartistas brasileiros e fundador de cinco importantes escolas de samba, que até então não havia sido tema central no Grupo Especial.

O Legado de um Pioneiro do Samba

Heitor dos Prazeres, figura multifacetada da cultura brasileira, foi cantor, compositor, pintor e um dos pilares na fundação de agremiações renomadas como Mangueira, Portela, Unidos da Tijuca, Vizinha Faladeira e Deixa Falar. Sua influência transcendeu gerações, mas a consagração no palco principal do carnaval carioca permanecia um reconhecimento aguardado.

Visão dos Carnavalescos

Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, responsáveis pelo desenvolvimento do enredo, expressaram a relevância de destacar a amplitude artística de Heitor. Eles chegaram à escola neste ano e, em colaboração com o pesquisador Vinícius Natal, mergulharam na vida e obra do homenageado para construir uma narrativa que percorre suas múltiplas identidades e contribuições.

Jornada Temática do Enredo

A proposta temática dividirá a apresentação em setores que representam as diferentes fases e nomes de Heitor ao longo da vida: o menino Lino, o Ogã Alabê-Nilu, o Mano Heitor do Cavaco, o afro-rei Pierrot, culminando em sua consagração como embaixador da cultura brasileira no Primeiro Festival Mundial de Artes Negras, em Dakar. O enredo também explora a concepção do artista de que "samba é macumba e macumba é samba".

Pesquisa e Conexões Históricas

A pesquisa para o enredo teve origem em uma exposição sobre Heitor dos Prazeres realizada no CCBB RJ em 2023, despertando o desejo dos carnavalescos em levá-lo à Sapucaí. A Vila Isabel busca destacar a contribuição de Heitor para a história da arte brasileira, refutando rótulos considerados ultrapassados como "pintura ingênua" ou "primitiva". Conexões históricas com a própria agremiação também serão abordadas, incluindo a regravação de "Pierrô Apaixonado", composição de Heitor com Noel Rosa, por Martinho da Vila.

Raízes Espirituais na Avenida

A religiosidade de Heitor dos Prazeres, sua iniciação como Ogã Alabê-Nilu no terreiro de Tia Ciata – figura central na formação do samba carioca e fortalecimento da cultura negra –, terá um espaço significativo no desfile, reforçando a dimensão espiritual e ancestral do artista na Marquês de Sapucaí.

Ana Paula Alves
Ana Paula Alves
Ana Paula Alves é jornalista e editora-chefe do Repórter Capital, com mais de 20 anos de experiência na cobertura de Brasília e do Distrito Federal. Atua principalmente em segurança pública, política local e informação de utilidade pública.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -