A FIFA deu início oficialmente à contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina de 2027 com um grande evento realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. A celebração uniu futebol, música, arte e identidade brasileira em um dos cartões-postais mais conhecidos do planeta e marcou a apresentação da marca oficial do torneio. Brasília está entre as oito cidades-sede confirmadas e receberá partidas no Estádio Nacional Mané Garrincha.
A cerimônia apresentou ao mundo o emblema da competição, o slogan GO EPIC™ e uma identidade sonora exclusiva inspirada nos ritmos e na diversidade cultural do Brasil. O design da marca mistura elementos da bandeira nacional com a geometria de um campo de futebol e nasce da união das letras “W” e “M”, representando “women”, “world”, mulheres e mundo. A proposta visual simboliza movimento, energia e excelência, reforçando o objetivo de fazer da edição de 2027 um marco histórico para o futebol feminino.
“O Brasil vive e respira futebol, e já dá para sentir por aqui a empolgação em receber o mundo todo e sediar um evento histórico”, afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. “Também é possível sentir algo ainda mais forte: o país está totalmente comprometido em transformar este momento em um divisor de águas para o futebol feminino. A marca oficial reflete a visão que compartilhamos com nossos anfitriões: uma Copa do Mundo Feminina da FIFA alegre, impactante e verdadeiramente brasileira!”
A lenda do futebol Marta também participou da celebração em mensagem de vídeo, destacando o papel emocional do esporte no país. “O futebol é sobre amor, e o Brasil ama o futebol. Nosso país está pronto para abraçar o futebol feminino com orgulho, emoção e convicção. Este torneio vai criar histórias inesquecíveis e novas heroínas, inspirando meninas e meninos, mulheres e homens, e fazendo com que nosso amor pelo esporte cresça ainda mais.”
Brasília se prepara para receber o mundo
Autoridades do Distrito Federal reforçaram o compromisso da capital com a organização do torneio. O governador Ibaneis Rocha destacou a estrutura da cidade e a tradição esportiva local. “Como capital federal, é uma honra para Brasília ser uma das cidades-sede. Posso garantir que estamos preparados para receber mais esse grande evento. Somos a segunda cidade mais segura do país, contamos com uma rede hoteleira e de serviços centralizada e próxima à arena que receberá os jogos, a infraestrutura da cidade está toda renovada, além de termos programas esportivos femininos que são considerados referência no país”, afirmou.
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressaltou a importância da identidade visual como marco inicial do evento. “Sabemos que a identidade visual é o pontapé inicial para todas as cidades-sedes. A antecipação da divulgação do evento demonstra a ascensão cada vez maior do futebol feminino no mundo. Vamos mostrar que Brasília tem um ingrediente adicional por ser uma cidade planejada e termos uma representação da modalidade na Série A e na Série B, e nos projetos sociais atendidos e subsidiados pelo Governo do Distrito Federal.”
Já o CEO da Arena BRB Mané Garrincha, Paulo Sergio Hoff, enfatizou o papel do estádio no cenário internacional. “O lançamento da marca da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™ no Brasil é um marco para o fortalecimento do esporte feminino e para o posicionamento do país como palco de grandes momentos da história do futebol. A Arena BRB Mané Garrincha tem orgulho de sediar esse espetáculo global e vem se preparando para receber fãs de todo o mundo.”
Antes mesmo da cerimônia principal, a orla de Copacabana virou uma galeria a céu aberto com um festival de arte urbana que resgatou a tradição brasileira de pintar ruas durante competições mundiais de futebol. A iniciativa reforçou o clima de festa popular e a proposta de uma Copa do Mundo Feminina vibrante, cultural e profundamente conectada à identidade do país.
