Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 28º Batalhão prenderam, na tarde deste domingo (18), um homem suspeito de roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo após uma ocorrência que mobilizou viaturas, cerco policial e apoio aéreo nas proximidades da Universidade de Brasília.
Por volta das 17h15, os militares foram acionados após a informação de que um Hyundai HB20 azul havia colidido contra um poste na DF-459, nas imediações da UnB. Segundo relatos, o condutor desceu do veículo armado, pulou a cerca da universidade e se escondeu no local.
Ao chegarem, os policiais constataram os danos compatíveis com a colisão e confirmaram, junto aos seguranças, que o homem havia invadido o campus portando uma arma de fogo. Como a universidade estava fechada por ser domingo, a equipe entrou na área interna em buscas.
Em seguida, uma segurança informou que o suspeito havia pulado novamente a cerca e seguido em direção ao Instituto Federal de Brasília. Nas proximidades, trabalhadores relataram ter visto um homem alterado, com marcas de sangue no rosto, que teria escondido uma arma de fogo na base de concreto de um alambrado. O armamento foi localizado e recolhido.
Durante a aproximação, o suspeito recebeu ordem para se render, mas, com falas desconexas, fugiu para uma área de mata fechada nos fundos da UnB. Diante da situação, foi montado cerco policial e solicitado apoio do Batalhão de Aviação Operacional.
Com o auxílio do helicóptero, o homem foi localizado na mata e preso. Ele apresentava comportamento alterado e afirmou ter feito uso de clonazepam; um frasco do medicamento foi encontrado em sua mochila.
Durante a apuração, os policiais constataram que o veículo envolvido no acidente havia sido roubado minutos antes em Samambaia. Outra equipe permaneceu na DF-459 para a preservação do local do acidente.
O suspeito foi levado ao Hospital Regional de Ceilândia para atendimento médico, devido a lesões no nariz compatíveis com o acionamento do airbag. Após a liberação, ele foi encaminhado à 15ª Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso em flagrante pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo. Um revólver calibre .32, com quatro munições intactas, além de celulares da vítima e do autor, foram apreendidos.
