O Paraná amanheceu em estado de atenção nesta sexta-feira (9) diante de dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que seguem válidos até 23h59. A previsão indica pancadas de chuva fortes, rajadas de vento e possibilidade de granizo em praticamente todo o estado.
Em um dos avisos, o Inmet descreve risco de ventos de até 60 km/h, chuva de até 50 milímetros por dia e queda de granizo. No Sudoeste, o cenário é ainda mais intenso: rajadas podem alcançar os 100 km/h e a chuva diária chegar a 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e estragos.
Calor + umidade = temporais de verão
Meteorologistas do Simepar explicam que o tempo severo é resultado da forte combinação de calor e umidade impulsionados por sistemas atmosféricos formados fora do território paranaense — condição típica dos temporais de verão.
“Essa combinação favorece chuvas rápidas no período da tarde, algumas vezes com granizo, rajadas de vento e muitos raios”, afirmou Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Segundo ele, a formação de uma frente fria no sul do continente — ligada a um ciclone extratropical — não passará pelo Paraná, mas vai influenciar diretamente na formação das tempestades.
Temporais seguem no fim de semana
O Simepar aponta que a frente fria deve avançar e intensificar as instabilidades no sábado (10), com previsão de chuva mais severa para:
-
Oeste
-
Sudoeste
-
Centro-Sul
-
Região Metropolitana de Curitiba
O Litoral também poderá registrar temporais entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.
No domingo (11), a chuva perde força apenas no Oeste e Sudoeste. As demais regiões ainda terão pancadas fortes, especialmente à tarde e à noite.
