Com a missão de esclarecer informações virais e oferecer dados precisos sobre a desinformação, a EBC introduziu o segmento Não Se Engane*. Semanalmente, o jornalista Edgard Matsuki da empresa vai desmentir duas informações falsas em circulação na internet. O conteúdo será apresentado em plataformas como a TV Brasil e Radioagência Nacional, além de estar disponível em nossas redes sociais.
No primeiro episódio do Não Se Engane, investigamos uma mensagem enganosa que alega que a Anvisa emitiu um alerta para que as pessoas evitem a vacina da Pfizer contra a covid-19. Na realidade, a nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária não aborda esse tema.
Também corrigimos uma informação falsa recorrente que sugere uma suposta execução em massa de cristãos na Índia. Esta corrente enganosa, que utiliza um vídeo da Síria, circula, no mínimo, desde 2010.
Para ouvir o conteúdo completo, clique no player acima. A versão em vídeo está disponível logo abaixo:
Participe do Não Se Engane enviando sugestões de temas para verificação pelas redes sociais da EBC: Facebook (l), Twitter (l), Instagram (l), YouTube (l) e TikTok (l). Você também pode enviar um e-mail para r. Para aparecer no Não Se Engane, envie seu vídeo ou áudio questionando se um tema é verdadeiro ou falso.
*O Não Se Engane é uma iniciativa de verificação da EBC exibida todas as sextas-feiras no telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, e publicada toda segunda-feira na Radioagência Nacional.
Idealização, roteiro e apresentação: Edgard Matsuki
Apoio à produção: Simone Magalhães
Coordenação de projeto: Beatriz Arcoverde e Cintia Vargas
4:44
