Curso para instrutores autônomos já soma mais de 85 mil inscritos
A adesão da população ao aplicativo CNH do Brasil, iniciativa do Ministério dos Transportes, segue em ritmo acelerado e já bate novos recordes. A plataforma ultrapassou a marca de 25,6 milhões de usuários cadastrados e contabiliza mais de 1,39 milhão de requerimentos de habilitação, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Além de facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação, o novo modelo também tem atraído profissionais interessados em atuar na formação de condutores. O curso para instrutores de trânsito autônomos já registra 85.918 inscritos, ampliando as possibilidades de atuação no setor e fortalecendo a concorrência.
Mais autonomia para alunos e instrutores
A ampliação do acesso à formação e à certificação profissional permite maior diversidade de opções para quem busca tirar a CNH. Estados já começam a regulamentar a atuação desses profissionais. No Piauí, por exemplo, o Detran publicou edital para seleção e credenciamento de instrutores autônomos.
“Agora os novos condutores contam com mais uma alternativa para realizar as aulas práticas no nosso estado, com a possibilidade de escolher também pelos instrutores autônomos credenciados. Isso estimula a concorrência e amplia a autonomia do aluno”, afirmou a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas.
Como funciona a formação e o credenciamento
Para atuar como instrutor de trânsito autônomo, o interessado deve cumprir requisitos como tempo mínimo de habilitação, escolaridade e capacitação específica. A formação é realizada diretamente pelo aplicativo CNH do Brasil.
Após a conclusão e aprovação no curso, o candidato precisa solicitar o credenciamento junto ao Detran do seu estado para poder exercer a atividade profissional de forma regular.
