DF terá semáforos inteligentes com câmeras e controle em tempo real a partir de 2026

Sistema adaptativo vai reduzir panes, agilizar reparos e melhorar fluidez do trânsito

O trânsito do Distrito Federal dará um salto tecnológico a partir de 2026. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) deve lançar, em janeiro, o edital de licitação que substituirá todo o parque semafórico por equipamentos inteligentes, capazes de operar com câmeras integradas e controle em tempo real. O objetivo é tornar o fluxo de veículos mais eficiente, reduzir panes e agilizar a resposta técnica às ocorrências.

Atualmente, o DF conta com 470 cruzamentos e 1.953 semáforos. Apesar de terem sido modernizados em 2022, os equipamentos ainda não dispõem de monitoramento contínuo, o que faz com que panes só sejam identificadas por relatos da população, equipes de campo ou câmeras da Secretaria de Segurança Pública. Com o novo sistema, falhas serão detectadas instantaneamente e tratadas com mais rapidez.

“O uso de câmeras e de uma central moderna vai tornar os semáforos adaptativos, ajustando o tempo de abertura conforme o fluxo real do trânsito. Isso reduz congestionamentos, economiza tempo, baixa custos operacionais e diminui a emissão de gases poluentes”, afirma o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.

Licitação vai trocar controladores, cabeamento e implantar câmeras

O Detran-DF já vinha acompanhando a necessidade de substituição integral da rede semafórica, mas o edital precisou passar por ajustes após questionamentos técnicos. A autarquia segue em diálogo com o Ministério Público e os Tribunais de Contas para garantir total transparência no processo.

A licitação prevê:

  • Troca dos semáforos antigos por novos modelos

  • Substituição dos controladores com mais de 20 anos de uso

  • Instalação de equipamentos com GPS, rede 4G e integração a uma central de controle

  • Infraestrutura subterrânea e cabeamento totalmente novos, reduzindo riscos de pane

  • Implantação de nobreaks nos cruzamentos principais para evitar interrupções

  • Instalação de câmeras, possibilitando operação em tempo real e ajustes automáticos dos tempos semafóricos conforme a demanda de veículos

Com o sistema adaptativo, um alerta será gerado imediatamente para a engenharia de trânsito sempre que houver uma falha, possibilitando envio rápido de equipes e de agentes para controle manual, quando necessário.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -