Feriado da Consciência Negra altera serviços no DF; veja o que abre e fecha

Jardim Botânico, Zoológico, metrô e ônibus terão entrada gratuita; agências públicas funcionam em esquema especial

O feriado desta quinta-feira (20), Dia de Zumbi e da Consciência Negra, e o ponto facultativo de sexta (21) vão alterar o funcionamento de serviços e equipamentos públicos no Distrito Federal. Espaços de lazer como o Jardim Botânico e o Zoológico estarão abertos com entrada gratuita na quinta, dentro do programa Lazer para Todos. O Jardim Botânico funcionará das 9h às 17h, enquanto o Zoológico receberá visitantes das 8h30 às 16h. Na sexta e no sábado (22), a cobrança volta a ser normal; no domingo (23), a gratuidade retorna.

O programa Vai de Graça também estará em operação: ônibus e metrô circularão gratuitamente na quinta e no domingo. Em ambos os dias, segundo a Semob, haverá reforço nas linhas que atendem shoppings, feiras e mercados. O Metrô-DF terá horário ampliado para atender o público do evento gratuito da Secretaria de Cultura no Museu Nacional — todas as estações abertas das 7h às 23h30; depois disso, até as 2h30, somente a Estação Central funcionará.

Serviços essenciais terão alterações ao longo do feriado prolongado. As agências do BRB fecham na quinta, mas abrem normalmente na sexta. O SLU mantém operação normal na sexta e esquema de plantão na quinta em unidades como o Aterro Sanitário e a URE. Já a Caesb não terá atendimento presencial na quinta e na sexta, embora as equipes de operação continuem atuando. No trânsito, o Eixão do Lazer funcionará na quinta e no domingo, e o DER suspenderá as operações de mobilidade em vias como a Estrutural (DF-095), BR-070 e Barragem do Paranoá, retomando o trabalho na sexta.

As unidades do Detran-DF permanecerão fechadas na quinta e sexta, mas as áreas de fiscalização, educação e engenharia operam normalmente. Na rede pública de ensino, não haverá aulas nos dois dias, assim como nos Centros Olímpicos e Paralímpicos. Equipamentos da Secretaria da Mulher, como a Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo, funcionam normalmente; os demais ficam fechados. As agências do trabalhador retomam atendimento apenas na segunda (24).

O Na Hora ficará fechado de quinta a domingo, e os conselhos tutelares atuarão apenas em regime de urgência pelo telefone 125. Na assistência social, seguem abertos os Centros Pop, Central de Vagas, UPS 24h e unidades de acolhimento. Restaurantes comunitários funcionam normalmente para café da manhã, almoço e jantar, exceto Ceilândia, Sol Nascente, Planaltina e Estrutural, que estão em manutenção.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -