Autódromo de Brasília renasce após 12 anos e volta como o maior do Brasil e um dos mais modernos do mundo

Após reforma de R$ 60 milhões, pista histórica será reinaugurada em 30 de novembro com etapa da Stock Car e estrutura ampliada para atender padrões internacionais da FIA e FIM.

O Autódromo Internacional de Brasília está de volta. Depois de quase 12 anos fechado, o complexo automobilístico — considerado o mais extenso do Brasil e um dos poucos do mundo com visão completa da pista a partir das arquibancadas — será reinaugurado em 30 de novembro, marcando um novo capítulo para o esporte na capital. A reabertura acontece com a penúltima etapa da Stock Car 2025 e um show especial do cantor Bell Marques.

O espaço, construído no fim dos anos 1960 pelo DER-DF e inaugurado em 1974, foi totalmente revitalizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que investiu R$ 60 milhões na primeira etapa da obra. O traçado original, com 5.384 metros — mais longo que Interlagos e o antigo Jacarepaguá — foi preservado, mantendo as características que sempre distinguiram Brasília no cenário automobilístico nacional.

Pista extensa, traçado icônico e visibilidade total: os diferenciais do Autódromo de Brasília

O autódromo candango sempre foi inovador. Com projeto idealizado após estudos feitos durante o GP da Argentina de Fórmula 1 na década de 1970, a pista brasiliense nasceu com dimensões internacionais e vocação para alta velocidade.

Hoje, a pista possui:

  • 5.384 metros de extensão

  • 6 traçados diferentes

  • 16 curvas (9 à direita e 7 à esquerda)

  • Retas de 803 m, 614 m e 502 m

  • Largura de 15 m na largada e 14 m nos demais trechos

  • Curva 1 com 207 m e inclinação de 5° — única no Brasil

A localização também é um destaque mundial: instalada no centro da capital, o autódromo fica próximo à rede hoteleira, shoppings e transporte público — ao contrário dos principais circuitos urbanos e internacionais, que geralmente são afastados.

“Somente o Autódromo de Brasília tem uma curva com essa inclinação e essa capacidade de velocidade”, explica Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, instituição que administra o complexo em uma concessão de 30 anos.

Estrutura modernizada e preparada para homologação internacional

A reforma respeitou o traçado histórico, mas incluiu uma grande modernização para que Brasília volte ao calendário de competições oficiais. Segundo Fernando Distretti, superintendente do Autódromo BRB, o espaço está sendo adequado para atender às exigências da FIA e da FIM.

A nova estrutura inclui:

  • 13 áreas de escape

  • 10 mil metros de guard rails

  • 15 mil m² de paddock

  • 90 mil pneus de proteção

  • 40 mil m² de caixa de brita

  • 3,5 mil metros de zebra

A segunda fase da obra, prevista para 2026, vai construir mais de 40 boxes fixos, além do kartódromo e do centro médico. Na terceira etapa, serão instalados novos empreendimentos como lojas, áreas de eventos e o futuro Museu do Automobilismo. A previsão é que o investimento total alcance R$ 100 milhões.

Reabertura histórica terá Stock Car, desfile, visitação e entrada gratuita

A reinauguração acontecerá no dia 30 de novembro, mas a programação começa antes:

  • 27/11 — Desfile de carros pelas ruas de Brasília

  • 28/11 — Visitação de escolas públicas ao autódromo

  • 29/11 — Treino e corrida sprint

  • 30/11 — Etapa da Stock Car + show de Bell Marques

Os ingressos serão gratuitos e distribuídos pelo BRB.

Para facilitar o acesso do público, o GDF ampliou o programa Vai de Graça, que garante tarifa zero no transporte público para o sábado (29).

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