Após reforma de R$ 60 milhões, pista histórica será reinaugurada em 30 de novembro com etapa da Stock Car e estrutura ampliada para atender padrões internacionais da FIA e FIM.
O Autódromo Internacional de Brasília está de volta. Depois de quase 12 anos fechado, o complexo automobilístico — considerado o mais extenso do Brasil e um dos poucos do mundo com visão completa da pista a partir das arquibancadas — será reinaugurado em 30 de novembro, marcando um novo capítulo para o esporte na capital. A reabertura acontece com a penúltima etapa da Stock Car 2025 e um show especial do cantor Bell Marques.
O espaço, construído no fim dos anos 1960 pelo DER-DF e inaugurado em 1974, foi totalmente revitalizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que investiu R$ 60 milhões na primeira etapa da obra. O traçado original, com 5.384 metros — mais longo que Interlagos e o antigo Jacarepaguá — foi preservado, mantendo as características que sempre distinguiram Brasília no cenário automobilístico nacional.

Pista extensa, traçado icônico e visibilidade total: os diferenciais do Autódromo de Brasília
O autódromo candango sempre foi inovador. Com projeto idealizado após estudos feitos durante o GP da Argentina de Fórmula 1 na década de 1970, a pista brasiliense nasceu com dimensões internacionais e vocação para alta velocidade.
Hoje, a pista possui:
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5.384 metros de extensão
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6 traçados diferentes
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16 curvas (9 à direita e 7 à esquerda)
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Retas de 803 m, 614 m e 502 m
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Largura de 15 m na largada e 14 m nos demais trechos
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Curva 1 com 207 m e inclinação de 5° — única no Brasil
A localização também é um destaque mundial: instalada no centro da capital, o autódromo fica próximo à rede hoteleira, shoppings e transporte público — ao contrário dos principais circuitos urbanos e internacionais, que geralmente são afastados.
“Somente o Autódromo de Brasília tem uma curva com essa inclinação e essa capacidade de velocidade”, explica Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, instituição que administra o complexo em uma concessão de 30 anos.
Estrutura modernizada e preparada para homologação internacional
A reforma respeitou o traçado histórico, mas incluiu uma grande modernização para que Brasília volte ao calendário de competições oficiais. Segundo Fernando Distretti, superintendente do Autódromo BRB, o espaço está sendo adequado para atender às exigências da FIA e da FIM.
A nova estrutura inclui:
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13 áreas de escape
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10 mil metros de guard rails
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15 mil m² de paddock
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90 mil pneus de proteção
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40 mil m² de caixa de brita
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3,5 mil metros de zebra
A segunda fase da obra, prevista para 2026, vai construir mais de 40 boxes fixos, além do kartódromo e do centro médico. Na terceira etapa, serão instalados novos empreendimentos como lojas, áreas de eventos e o futuro Museu do Automobilismo. A previsão é que o investimento total alcance R$ 100 milhões.
Reabertura histórica terá Stock Car, desfile, visitação e entrada gratuita
A reinauguração acontecerá no dia 30 de novembro, mas a programação começa antes:
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27/11 — Desfile de carros pelas ruas de Brasília
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28/11 — Visitação de escolas públicas ao autódromo
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29/11 — Treino e corrida sprint
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30/11 — Etapa da Stock Car + show de Bell Marques
Os ingressos serão gratuitos e distribuídos pelo BRB.
Para facilitar o acesso do público, o GDF ampliou o programa Vai de Graça, que garante tarifa zero no transporte público para o sábado (29).
