Nova estrutura terá 855 metros, ciclovia, acessos viários e três viadutos; obra deve durar 48 meses após ordem de serviço
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou o Edital de Concorrência Eletrônica nº 90028/2025 para contratar a empresa que vai construir a nova ponte da Barragem do Paranoá, na DF-001. A obra é considerada uma das mais importantes da atual gestão e prevê investimentos estimados em R$ 709 milhões, com recursos da Fonte 135.
O projeto inclui a construção de uma ponte principal em balanços sucessivos, técnica que permite erguer a estrutura por partes equilibradas entre si, além de ciclovia, pista para pedestres e sistema viário completo, com três viadutos, drenagem, sinalização, obras ambientais e dispositivos de mobilidade e acessibilidade. Quando concluída, a ponte terá 855 metros de extensão e 35 metros de largura. A expectativa é que o local receba cerca de 60 mil veículos por dia.
A sessão de disputa de preços está marcada para 9 de março de 2026, às 10h. Após a fase de habilitação e classificação das empresas, será divulgado o nome da vencedora. A assinatura do contrato marca a última etapa do processo. Em seguida, a ordem de serviço será liberada, iniciando imediatamente os trabalhos. O prazo para execução dos serviços é de 48 meses consecutivos.
Para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, a obra corrige uma lacuna histórica na infraestrutura da capital.
“A ponte trará muito mais segurança para a barragem, além de se tornar um novo ponto turístico para nossa capital federal”, afirmou. Ele lembrou que o trecho da DF-001 sobre a barragem deveria ter sido provisório desde a inauguração de Brasília, o que torna a intervenção ainda mais necessária.
Leia também:
PIB do Distrito Federal cresce 3,3% em 2023 e mantém maior renda per capita do país
Nova lei garante segurança jurídica para quiosqueiros do DF após décadas de insegurança
Feriado da Proclamação da República: veja o que abre e o que fecha no DF no sábado (15)
