A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) lançou, nesta quinta-feira (13), a cartilha “Golpes, bancos e planos de saúde”, um material educativo que reúne orientações práticas para que a população saiba identificar fraudes, evitar prejuízos e agir corretamente diante de abusos cometidos por instituições financeiras e operadoras de saúde.
A publicação aborda golpes cada vez mais frequentes, como descontos indevidos da aposentadoria, o golpe do falso motoboy, negativas de plano de saúde, reajustes abusivos e outras práticas que lesam consumidores — especialmente idosos. Um dos alertas mais importantes da cartilha é sobre uma fraude em que criminosos usam a imagem da própria DPDF no WhatsApp, se passando por servidores para pedir dinheiro via Pix. A instituição reforça que nunca solicita depósitos, pagamentos ou senhas para atendimento, abertura de ações ou movimentação de processos.
Autora da cartilha, a defensora pública Bianca Cobucci Rosière destaca que o objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento jurídico e oferecer ferramentas para que as pessoas reconheçam golpes e saibam como agir. “O objetivo é tornar o conhecimento acessível e oferecer ferramentas práticas para enfrentar os problemas do cotidiano”, afirma.
O defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues, lembra que os golpes têm se multiplicado e atingem justamente quem mais precisa de proteção. “Muitos golpes atingem quem mais precisa de segurança”, alerta. Já o diretor da Escola de Assistência Jurídica da DPDF, o advogado público, reforça que a educação em direitos é o caminho mais eficaz para prevenir danos e fortalecer o cidadão diante das fraudes modernas.
A cartilha está disponível gratuitamente online.
