A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), prendeu em flagrante, na tarde desta quarta-feira (12/11), um policial militar de 36 anos suspeito de atropelar e matar intencionalmente um cão comunitário em um condomínio de Vicente Pires.
O crime aconteceu por volta das 2h03 da madrugada. Câmeras de segurança registraram o momento em que o motorista de um veículo branco, que trafegava pela via externa do condomínio, desvia deliberadamente para a direita, atingindo um cachorro que dormia na calçada. O animal morreu imediatamente.
Segundo a DRCA, as imagens analisadas não deixam dúvidas sobre a intencionalidade da manobra.
Veja o vídeo:
A protetora responsável pelos cães comunitários relatou que os animais costumam ser hostilizados por alguns moradores, mesmo utilizando coleiras reflexivas e permanecendo em áreas iluminadas — medidas adotadas para evitar acidentes.
Este é o segundo caso semelhante registrado no mesmo condomínio. Em episódio anterior, o autor não foi preso, mas acabou indiciado por maus-tratos pela própria DRCA, após investigação.
Veja o vídeo:
Após diligências, a equipe da especializada identificou o veículo e encontrou o condutor no fim da tarde. O policial militar foi preso em flagrante por volta das 16h e conduzido diretamente para a delegacia.
Ele responderá pelo crime de maus-tratos contra cães e gatos com resultado morte, previsto no art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/98, que prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda.
A PMDF deve se manifestar sobre o caso por envolver um servidor militar, mas reforça que a prisão e a investigação são de responsabilidade exclusiva da Polícia Civil.
Leia também:
Formatura do BPCães terá cães resgatados e treinados disponíveis para adoção nesta quinta (13)
Crueldade em Planaltina: filhotes de cachorro são encontrados dentro de papa-lixo
Castra-DF realiza evento de adoção de cães no Parque da Cidade no domingo (9)
