Ibaneis oferece apoio ao Rio e coloca inteligência do DF à disposição

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ligou nesta quarta-feira (29) para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e colocou a inteligência da Polícia Civil do DF à disposição para auxiliar nas ações de segurança pública fluminenses. O gesto de solidariedade ocorre um dia após a megaoperação que deixou mais de 100 mortos no Rio.

A medida tem como objetivo busca reforçar a integração entre as forças policiais e colaborar com o enfrentamento ao crime organizado. O governador também determinou que a vice-governadora, Celina Leão (PP), embarcasse ainda nesta quarta para o Rio de Janeiro, representando o governo do DF em uma comitiva organizada pela centro-direita em apoio a Castro.

A megaoperação, batizada de Operação Contenção, foi deflagrada na manhã de terça-feira (28) contra o Comando Vermelho, e já contabiliza 119 mortos, 113 prisões e dezenas de armas e drogas apreendidas, segundo balanço oficial divulgado pela Polícia Civil do Rio. A Defensoria Pública do Estado, no entanto, aponta 132 mortos até o momento.

Durante a madrugada desta quarta, moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte, levaram mais de 60 corpos para a Praça São Lucas, em protesto. Segundo relatos, muitos foram encontrados em áreas de mata entre os complexos do Alemão e da Penha.

Em coletiva de imprensa, Cláudio Castro elogiou o trabalho das forças policiais e destacou o apoio recebido de outros governadores, incluindo Ibaneis Rocha, Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Ratinho Júnior (Paraná). “Temos muita tranquilidade em defender tudo o que fizemos. As únicas vítimas foram os quatro guerreiros que deram a vida pela população”, afirmou Castro, referindo-se aos policiais mortos na operação.

Após o dia de confrontos, a capital fluminense voltou ao estágio 1 de normalidade nesta quarta, o nível mais baixo em uma escala de cinco, indicando ausência de ocorrências de grande impacto, segundo a Prefeitura do Rio.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -