O Governo do Distrito Federal (GDF) antecipou o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, tradicionalmente comemorado em 28 de outubro, para a segunda-feira (27). A mudança vai garantir um fim de semana prolongado para os servidores, mas sem afetar o funcionamento dos serviços essenciais.
Transporte e segurança
O transporte público coletivo vai operar com a tabela de dia útil, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). O metrô também funcionará normalmente, das 5h30 às 23h30.
A PMDF, o Corpo de Bombeiros (CBMDF) e a Defesa Civil seguirão com atendimento 24 horas por dia, assim como as delegacias da Polícia Civil, que estarão de plantão nas unidades circunscricionais e especializadas. As ocorrências em flagrante serão registradas nas 1ª, 5ª, 6ª, 12ª, 13ª, 15ª, 16ª, 18ª, 20ª, 21ª, 24ª, 26ª, 27ª, 30ª e 33ª DPs.
Trânsito e assistência social
O Detran-DF não terá expediente administrativo, mas manterá plantões de fiscalização e educação de trânsito. Os serviços on-line seguem disponíveis pelo Portal de Serviços e pelo aplicativo Detran Digital.
Os restaurantes comunitários abrirão normalmente, com exceção da unidade de Planaltina, que está em manutenção. As unidades do Cras, Creas e Cecon ficarão fechadas, mas os Centros Pop, UPS 24h, Central de Vagas e a Unidade de Acolhimento funcionarão normalmente.
A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo seguem com atendimento 24 horas. Já os Ceams e o Espaço Acolher estarão fechados. A Defensoria Pública do DF manterá o funcionamento normal dos Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs), mas a sede administrativa não abrirá.
Justiça, cidadania e serviços públicos
Os Conselhos Tutelares e as unidades Direito Delas estarão fechados, com atendimento apenas por telefone. O Centro Integrado 18 de Maio atenderá pelo número (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
As unidades do Na Hora não abrirão e retomam o atendimento na terça-feira (28).
Os serviços da CEB Iluminação Pública e as equipes de operação e manutenção da Caesb funcionarão normalmente. O atendimento presencial da Caesb, porém, ficará suspenso. Demandas podem ser feitas pelos números 115 ou (61) 3029-8115 (WhatsApp), além do site e aplicativo da companhia.
Educação e saúde
As escolas da rede pública seguirão o calendário escolar, que define o dia 27 como Dia Letivo Móvel, podendo ser ajustado por cada unidade. Nos Centros de Educação da Primeira Infância (Cepi) e instituições parceiras, o calendário não poderá ser alterado.
Na saúde, o Samu (192), as UPAs, emergências hospitalares e a Casa de Parto de São Sebastião funcionarão normalmente. A emergência odontológica do Hran terá atendimento 24h. Já as UBSs, ambulatórios, policlínicas e farmácias de alto custo estarão fechados, reabrindo na terça (28).
Os Caps III e Caps AD III seguirão abertos, enquanto os tipos I, II, AD II e Capsi retomam o funcionamento também na terça. As salas de vacinação permanecem fechadas durante o ponto facultativo.
Limpeza urbana e lazer
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) manterá todos os serviços, incluindo papa-entulhos, usinas e o Aterro Sanitário.
Entre as opções de lazer, o Zoológico de Brasília, o Jardim Botânico e a Torre de TV estarão fechados para manutenção. Já os parques ecológicos e unidades de conservação administrados pelo Instituto Brasília Ambiental funcionam normalmente, com horários variados entre 5h30 e 22h, conforme a unidade.
O Banco de Brasília (BRB) informou que as agências funcionarão normalmente na segunda-feira (27).
