O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, inaugurou nessa segunda-feira (20/10) a nova sede da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Rural, em Valparaíso de Goiás. O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo de Goiás, a Prefeitura de Valparaíso e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e busca ampliar a presença policial na região.
A escolha de Valparaíso se deve à sua posição estratégica no Entorno do Distrito Federal, tornando-se um ponto-chave para o combate à criminalidade. “Essa localização possui uma logística muito importante dentro do combate à criminalidade, especialmente para o Batalhão Rural”, destacou o vice-governador, reforçando que a obra atende à demanda crescente da população por mais segurança pública na região.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Granja, reforçou que a criação de batalhões e companhias rurais descentraliza os serviços policiais, aproximando as forças de segurança da população. “Quando criamos companhias, criamos batalhões, nós podemos nos aproximar ainda mais da sociedade, estar mais próximos dela”, afirmou.
O prefeito de Valparaíso, Marcus Vinícius, destacou a importância logística da nova unidade, que irá atender 11 municípios do Entorno, incluindo Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Cidade Ocidental e parte do Entorno Norte. Segundo ele, a sede permitirá que viaturas saiam de Valparaíso para cobrir toda a área rural desses municípios, garantindo maior agilidade nas ações.
Durante a cerimônia, o vice-governador também anunciou a instalação de novas câmeras de segurança com inteligência artificial em regiões estratégicas, incluindo o Entorno, a Região Metropolitana de Goiânia e cidades turísticas. “Logo após a instalação no Entorno Sul, iniciaremos na Região Metropolitana de Goiânia e, posteriormente, avançaremos para todo o estado, incluindo regiões de divisa, cidades turísticas e áreas de agronegócio com forte atividade econômica”, explicou Vilela.
A inauguração da nova sede marca um avanço na infraestrutura da segurança pública e reforça a estratégia de integração entre governo estadual e municípios, fortalecendo a proteção da população e a eficiência das operações policiais na região do Entorno.