Justiça do DF condena Mercado Livre e loja por não entregar pneu comprado online

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve a condenação do Mercado Livre.com Atividades de Internet LTDA e da Pense Pneus Store LTDA a indenizar um consumidor que não recebeu o produto comprado na plataforma de vendas online. A decisão confirma a falha na prestação do serviço e reforça o entendimento de que tanto o marketplace quanto o vendedor respondem solidariamente por prejuízos ao comprador.

De acordo com o processo, o cliente adquiriu um pneu em novembro de 2024, pelo valor de R$ 1.019,92, com entrega prevista para o dia 19 do mesmo mês. Apesar de o sistema da vendedora indicar que a entrega havia sido concluída, o consumidor comprovou que não recebeu o item. Em vídeo anexado ao processo, gravado no momento da suposta entrega, ele aparece recebendo outro produto, mas não o pneu adquirido.

O Mercado Livre alegou não ter responsabilidade pelo ocorrido, sustentando que atua apenas como intermediador entre vendedor e comprador. A Pense Pneus, por sua vez, afirmou que a entrega foi devidamente realizada, sem, no entanto, apresentar recibo ou comprovante assinado pelo destinatário.

Para o colegiado, as provas apresentadas pelo consumidor foram suficientes para demonstrar a falha. “Diante da ausência de prova cabal da entrega do pneu adquirido e da falha na prestação do serviço (art. 14 do CDC), resta evidente que a sentença deve ser mantida”, registrou o acórdão.

Com a decisão, as empresas foram condenadas a restituir o valor pago de R$ 1.019,92 ao comprador, além de arcar com os custos do processo. A decisão reforça o entendimento de que plataformas digitais de intermediação também têm responsabilidade sobre transações realizadas em seus ambientes virtuais, especialmente quando não há comprovação clara de entrega ou solução ao consumidor.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -