DF descarta um dos casos suspeitos de intoxicação por metanol; outro paciente segue internado e sob investigação

Um dos dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no Distrito Federal foi oficialmente descartado após resultado laboratorial indicar ausência da substância. O laudo, emitido nesta segunda-feira (6) pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), confirmou o diagnóstico negativo para um paciente de 34 anos.

O segundo caso segue em investigação e envolve um homem de 47 anos, atualmente internado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). O paciente deu entrada inicialmente na UPA de Brazlândia, sendo transferido posteriormente para o Hospital Regional de Santa Maria e, depois, para o HBDF, onde permanece sob acompanhamento clínico intensivo. Ele é residente no estado de Goiás.

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Fabiano dos Anjos Martins, o caso está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar. “Todos os casos suspeitos são notificados e monitorados pela Secretaria de Saúde, que é responsável pelo controle e pela vigilância dessas ocorrências no Distrito Federal”, afirmou.

A SES-DF reforçou que, diante de suspeita de intoxicação por metanol, o atendimento deve ser imediato e o caso comunicado ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) pelos telefones (61) 99288-9358 ou 0800 644 6774. Entre os sintomas mais comuns estão visão turva, tontura, náuseas, confusão mental e dificuldade respiratória.

O alerta ocorre em meio à intensificação das ações de fiscalização da Vigilância Sanitária, que apreendeu mais de 3 mil litros de bebidas irregulares no DF entre os dias 2 e 6 de outubro. A operação faz parte da estratégia de enfrentamento à circulação de bebidas sem procedência e com suspeita de adulteração.

As autoridades de saúde reforçam que a população deve evitar o consumo de bebidas de origem duvidosa e denunciar irregularidades no comércio de bebidas alcoólicas por meio do portal Participa DF.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -