Um acordo de cooperação técnica entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) está em fase de estudo para ampliar a segurança e evitar a depredação das passagens subterrâneas do Plano Piloto. Na manhã de quarta-feira (1º/10), equipes dos dois órgãos percorreram algumas das estruturas da Asa Sul para alinhar ações voltadas à melhoria do acesso da população a esses espaços.
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, já está em preparação um edital para a aquisição e manutenção de câmeras de segurança que farão o monitoramento em tempo integral das travessias. A previsão é de que cerca de 220 equipamentos sejam instalados. “O projeto está pronto e, nos próximos dias, a licitação será publicada”, afirmou o gestor.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, as imagens captadas pelas câmeras serão acompanhadas por uma central de controle na própria Novacap e também pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Ele destacou que novas medidas complementares serão estudadas para que os cidadãos se sintam cada vez mais seguros ao utilizar as passagens.
As reformas das estruturas também estão em andamento por meio da Diretoria das Cidades da Novacap. A primeira ação foi concluída na Quadra 102 da Asa Sul, onde os trabalhos envolveram pintura, recomposição do piso, substituição de grelhas danificadas e manutenção completa da iluminação, em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB). O projeto tem investimento total de R$ 4 milhões e atualmente está em execução na passagem da Quadra 104, com previsão de entrega ainda em outubro.
“O cuidado com essas passagens subterrâneas exige não apenas a atuação do poder público, mas também a participação ativa da comunidade para que a preservação se mantenha”, ressaltou o diretor das Cidades da Novacap, Raimundo Silva.