Drones fortalecem ações do Corpo de Bombeiros do DF em salvamentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) conta atualmente com 11 drones que reforçam as operações de combate a incêndios florestais, salvamentos e monitoramento de áreas de risco.

Equipados com câmeras térmicas e zoom de longo alcance, os dispositivos ampliam a eficiência e a assertividade das missões, ao mesmo tempo em que aumentam a segurança das equipes em campo.

A tecnologia começou a ser utilizada há dez anos, com a aquisição do primeiro equipamento, batizado de Zangão 01. Desde então, a corporação investiu na capacitação de cerca de 300 militares e ampliou sua frota, que hoje é composta por cinco drones do modelo Mavic 2 e seis do Mavic 3T.

O primeiro se destaca pelo zoom de longo alcance, enquanto o segundo possui câmera termográfica, ideal para identificar focos de calor e vítimas em áreas de mata.

Os aparelhos já são empregados em operações como a Verde Vivo, realizada anualmente entre abril e novembro, quando há maior incidência de queimadas.

Além de otimizar o combate ao fogo, os drones reduzem riscos às tropas, permitindo o monitoramento em tempo real da propagação das chamas e a definição de estratégias mais seguras.

Também são usados em grandes eventos, no apoio à defesa civil e em ações de busca e salvamento, confirmando-se como aliados indispensáveis da corporação.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -