PCDF prende suspeito de planejar atentado terrorista em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na tarde deste sábado (20/9), Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, suspeito de planejar um atentado em Brasília. A ação foi conduzida pela Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev), especializada em prevenir atos de terrorismo, após trabalhos de inteligência que monitoraram publicações do investigado nas redes sociais, nas quais ele fazia ameaças explícitas e incitava atos de violência.

Nos registros coletados, Lucas convocava seguidores para uma “guerra” e afirmava ter uma “ogiva pronta para destruir a metade do país”. Em outra publicação, dizia que “já temos um primeiro país para conquistar: Portugal”. Ele ainda incentivava apoiadores a se reunirem em rodovias e manifestava a intenção de “subir” para Brasília com presos, mencionando que viraria o ano “no presídio com eles”.

A prisão deste sábado ocorre menos de um ano após a primeira detenção de Lucas, em dezembro de 2024, na Bahia, quando se deslocava em direção ao Distrito Federal carregando uma faca e anunciando em uma conta fechada no Instagram planos de ataques “cirúrgicos” e ações violentas na capital federal. Na ocasião, ele passou por audiência de custódia e permaneceu detido enquanto as investigações prosseguiam.

Segundo a DPCev, a nova prisão foi motivada pelo retorno de postagens com conteúdo ameaçador. Agora, a polícia investiga se Lucas possuía estrutura logística, armamentos, coautores ou qualquer meio concreto para colocar seus planos em prática, além de avaliar possíveis conexões com outros grupos extremistas.

A ação reforça a atuação do DF na prevenção de atos de violência e terrorismo, demonstrando a importância do monitoramento contínuo de ameaças e da rápida intervenção das forças de segurança.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -