Ibaneis costura pacto entre governadores para conter avanço tarifário dos EUA

Enquanto o país acompanha com apreensão os desdobramentos da nova política tarifária dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assumiu protagonismo ao reunir, em sua residência oficial no Lago Sul, nesta quinta-feira (7), um seleto grupo de governadores para discutir os impactos da medida e articular uma resposta conjunta.

O encontro extrapolou a pauta econômica. Com a presença de lideranças de diferentes regiões e espectros políticos — como Tarcísio de Freitas (SP), Jorginho Mello (SC), Ratinho Junior (PR), Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT) e Wilson Lima (AM) —, a reunião reforçou uma frente federativa em defesa do mercado nacional e da diplomacia econômica.

“O país precisa caminhar junto”, afirmou Ibaneis, ao destacar que o momento exige “distensionamento e pacificação entre os Poderes” e foco em soluções que favoreçam a população e a economia.

Em comum, os governadores manifestaram preocupação com o impacto do aumento tarifário em setores como o agroindustrial, a mineração e a indústria de transformação — todos com forte peso nas economias estaduais. A conclusão: é hora de articular com o governo norte-americano para reabrir canais de diálogo e garantir a competitividade dos produtos brasileiros.

Entre os encaminhamentos, está a proposta de buscar uma agenda direta com representantes do governo de Donald Trump, que retornou recentemente à Casa Branca. A expectativa é que a interlocução se dê por vias diplomáticas e comerciais, com apoio do Itamaraty, mas também por meio de missões estaduais e empresariais.

Ao colocar Brasília no centro dessa articulação, Ibaneis não apenas reafirma sua capacidade de diálogo com diferentes forças políticas, mas posiciona o Distrito Federal como espaço estratégico para debates que envolvem o futuro econômico do país.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -