Em mais uma ação intensiva de zeladoria urbana, equipes do GDF Presente, em parceria com a Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), retiraram, nesta segunda-feira (21), 14 caminhões com aproximadamente 108 toneladas de entulhos, galhos de árvores e materiais inservíveis. A operação de limpeza e manutenção se concentrou em quatro locais da região: Quadra 1 do SAAN, SOF Norte, Setor de Chácaras Aschagas e estacionamento da Feira dos Importados.
O maior volume foi retirado da Quadra 1 do Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), com nove caminhões de resíduos. No Setor de Chácaras Aschagas, três caminhões foram preenchidos. Já o estacionamento da Feira dos Importados (Trecho 7) e o SOF Norte tiveram um caminhão cada um.
De acordo com o administrador do SIA, Bruno Oliveira, o acúmulo de lixo tem sido uma constante na região. “Percebemos que essa quantidade de entulho reaparece semanalmente. É importante destacar que jogar lixo em locais públicos é uma infração, sujeita a penalidades e que afeta diretamente a saúde da população”, explicou. Ele ainda enfatizou: “Estamos dedicados a manter o SIA limpo e organizado, mas a conservação da cidade depende do esforço conjunto entre governo e moradores.”
A coordenadora do Polo Central do GDF Presente, Vânia Gurgel, comentou que o programa mantém atuação contínua nas regiões administrativas do Distrito Federal. “Nossa equipe está presente todas as semanas na região. As demandas chegam tanto pela ouvidoria quanto pela administração local”, relatou.
Vânia detalhou os diversos serviços oferecidos pelo programa, que vão desde reparos em vias, poda de árvores e manutenção da iluminação até a limpeza de pontos de ônibus e recolhimento de entulhos e objetos descartados. “Nosso compromisso é responder prontamente a tudo o que envolve a limpeza e a manutenção urbana, seja uma solicitação da ouvidoria, do cidadão ou da administração”, acrescentou.
Coordenado pela Secretaria de Governo (Segov), o GDF Presente atua em polos que englobam diferentes regiões administrativas, contando com o apoio de órgãos como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A iniciativa visa acelerar o atendimento das demandas da população e melhorar a qualidade do ambiente urbano com maior eficiência.