GDF inicia construção de hospital no Recanto das Emas com 100 leitos e UTI pediátrica

Depois de décadas de espera, o Recanto das Emas começa a ver sair do papel um dos maiores sonhos da comunidade: o primeiro Hospital Regional da cidade (HRE). Sob gestão da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), as obras seguem em ritmo acelerado e já estão na fase final de terraplenagem, marcando o início da execução física do prédio hospitalar.

Com investimento de mais de R$ 133 milhões, a nova unidade vai oferecer uma infraestrutura completa e moderna, com 100 leitos distribuídos entre clínica médica (60), clínica pediátrica (30) e UTI pediátrica (10). O hospital ainda contará com consultórios, centro cirúrgico com duas salas de cirurgia, área de diagnóstico por imagem — com salas de raio-X, tomografia e ultrassonografia — e diversos setores técnicos como farmácia, nutrição, laboratório, lavanderia, almoxarifado, central de esterilização e unidade de ensino e pesquisa.

A construção é realizada com o uso da tecnologia BIM, que permite otimização de tempo, recursos e maior precisão na obra. Além disso, o hospital busca obter a certificação ambiental LEED, o que garantirá um modelo de gestão sustentável e eficiente, com foco na economia de energia e no uso consciente de recursos naturais.

De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, o cronograma está sendo cumprido e a tendência é que o ritmo das obras se intensifique nos próximos meses. Já o projeto executivo foi finalizado e está sob análise. A proposta arquitetônica foi pensada para garantir maior funcionalidade aos espaços, de acordo com as necessidades da Secretaria de Saúde do DF.

A unidade vai beneficiar diretamente os mais de 150 mil moradores do Recanto das Emas, onde mais de 80% da população depende exclusivamente do SUS. Atualmente, a cidade conta apenas com Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com o novo hospital, a expectativa é desafogar os hospitais de Taguatinga e do Gama e tornar o Recanto mais autossuficiente em atendimentos hospitalares.

“O Hospital do Recanto das Emas é um avanço essencial para a saúde da nossa região. Vai ampliar o acesso à saúde de qualidade e beneficiar toda a Região de Saúde Sudoeste”, afirma André Luiz de Queiroz, superintendente regional.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -