Mais de 650 condutores foram abordados em operações realizadas entre os dias 30 de maio e 1º de junho em diversas regiões do Distrito Federal. A maioria estava em conformidade com a lei, mas houve flagrantes preocupantes.
Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com apoio da Polícia Militar do DF (PMDF), realizou uma série de operações de fiscalização em importantes áreas do Distrito Federal, como Sudoeste, Plano Piloto, Vila Planalto, Sobradinho II, Ceilândia, Águas Claras e Taquari.
O foco das ações foi reforçar a segurança viária, combater irregularidades e promover a conscientização de condutores quanto ao respeito às leis de trânsito. Ao todo, 657 veículos foram abordados, e os agentes verificaram documentação, condições dos automóveis e o estado dos motoristas — especialmente quanto à ingestão de álcool.
Foram realizados 544 testes de etilômetro, e 44 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. O dado preocupa, mas também indica que a maioria dos condutores demonstrou comportamento responsável, com consciência dos riscos de misturar direção e bebida.
As equipes também identificaram outras irregularidades:
-
7 condutores inabilitados
-
9 dirigindo com CNH vencida
-
2 com a habilitação suspensa
-
5 veículos com escapamento alterado, afetando o sossego da população
-
35 infrações por motivos diversos
Como resultado, 55 veículos foram removidos aos depósitos do Detran-DF.
O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Bruno Baruque, destacou que ações como essa são parte de um trabalho contínuo do órgão:
“A participação da sociedade, com respeito às leis de trânsito e atitudes responsáveis, é fundamental para contribuir para um trânsito mais seguro para todos no Distrito Federal”, afirmou.
Repórter Capital com informações do Detran-DF