Entre os dias 18 e 25 de maio, o Governo do Distrito Federal realizou uma operação integrada que atendeu 50 pessoas em situação de rua e promoveu a retirada de mais de 40 estruturas precárias em 21 pontos do DF, incluindo o Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga. A ação faz parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua.
Com apoio de 12 caminhões do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), foram removidos entulhos e inservíveis de áreas públicas. As equipes passaram por locais como a 908 Norte, Setor Hoteleiro Norte, QNN 30 (Ceilândia), Parque do Cortado (Taguatinga) e diversos outros pontos críticos da capital.
“A operação tem um propósito claro: cuidar de pessoas. Não se trata apenas de reorganizar o espaço urbano, mas de oferecer dignidade e oportunidades reais de reinserção”, afirmou o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.
A iniciativa envolve profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Justiça, DF Legal, Sedet, além de órgãos como Detran, Codhab, Novacap, SLU, PMDF, PCDF, CBMDF e Conselho Tutelar.
Durante as abordagens, são oferecidos serviços como:
-
Atendimento em saúde
-
Encaminhamento para abrigos
-
Cadastro habitacional
-
Auxílio aluguel de R$ 600
-
Qualificação profissional (RenovaDF)
-
Deslocamento interestadual para reintegração familiar
🔹 O DF é a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de ação após decisão do STF que suspendeu abordagens coercitivas à população de rua. O projeto foi iniciado em fase piloto no mês de maio.