É oficial! Brasília foi confirmada como uma das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. O anúncio foi feito pela Fifa nesta quarta-feira (7), e a capital federal vai receber partidas do torneio na Arena BRB Mané Garrincha, um dos estádios mais icônicos do país.
A cidade entra para a história como protagonista da primeira edição do torneio realizada na América do Sul. Além da honra de sediar o evento, o Governo do Distrito Federal já anunciou uma série de ações culturais, esportivas e educativas para celebrar o momento.
“Brasília está preparada! A cidade valoriza as mulheres, investe no esporte e vai mostrar ao mundo sua capacidade de organização e paixão pelo futebol”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
A vice-governadora Celina Leão também destacou os ganhos sociais e econômicos com o evento, como incentivo ao esporte entre meninas e mulheres, geração de empregos e fomento ao turismo.
Mais que futebol: inclusão e legado
A preparação para a Copa envolverá ações como:
-
Iluminação cênica de monumentos;
-
Projetos escolares focados no futebol feminino;
-
Qualificação de voluntários;
-
Campanhas pela valorização da mulher no esporte;
-
Revitalização de espaços esportivos.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, o sucesso de Brasília como sede só é possível graças aos investimentos contínuos nos estádios e parcerias com a iniciativa privada. O Bezerrão, por exemplo, foi recentemente reformado e deve ser usado como campo de treino para seleções internacionais.
Brasília, que já é considerada a “Casa da Seleção”, segue se firmando como uma potência esportiva nacional e internacional. Em 2023, recebeu a seleção feminina antes da Copa na Austrália, e recentemente quebrou recordes de público com jogos da seleção masculina nas Eliminatórias.
Repórter Capital com informações da Agência Brasília
Foto: Divulgação/Fifa