Por Repórter Capital
A Polícia Federal do Brasil, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) e com apoio da Força-Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio, iniciou nesta segunda-feira (10) a 48ª fase da Operação Nova Aliança. A ação tem como principal objetivo erradicar plantações ilegais de maconha em território paraguaio.
Segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 5.000 toneladas de maconha são apreendidas anualmente em mais de um milhão de operações policiais. A Nova Aliança, no entanto, alcança números semelhantes a cada seis operações realizadas, demonstrando sua eficácia.
Em 2024, ao longo de seis fases, a operação erradicou quase 4.500 toneladas da droga, o que representa cerca de 90% das apreensões anuais globais, conforme dados da UNODC. A maior parte da produção de maconha no Paraguai ocorre no primeiro semestre do ano, período em que as condições climáticas favorecem o cultivo. Dessa forma, as ações realizadas nesse período tendem a ser mais efetivas.
Nesta etapa, a operação está concentrada na fronteira entre o Brasil e o departamento de Amambay, no Paraguai, região conhecida por esconder grandes plantações ilegais de maconha. Além da erradicação dos cultivos, a ação também combate crimes ambientais e protege comunidades indígenas que vivem nas áreas afetadas pelo tráfico.
Com informações da Polícia Federal
Foto: Reprodução/PCDF